Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesGeralHomeSanto André

Nanasa retoma aulas de natação após ser revitalizado

Com capacidade para atender 205 alunos, núcleo oferece ensino do esporte de maneira adaptada para pessoas com deficiência

 

O Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André) retomou as aulas após passar por obras de revitalização. Com as adaptações necessárias, o espaço passou a oferecer mais qualidade e conforto para os frequentadores e pessoas com deficiência intelectual, auditiva, visual, física, autista e múltipla.

 

A reforma contemplou instalação de elevador para acesso à piscina, entre outras intervenções. Para a aluna Sueli Amaral Silva, o equipamento facilita ainda mais a participação nas aulas. “Só quem precisa sabe o quanto o elevador ajuda para começar e terminar a aula. O tratamento que recebo aqui é excelente e eu fico muito feliz com o comprometimento de todos para que as aulas aconteçam da melhor forma possível”.

 

As melhorias feitas no espaço também agradaram a quem acompanha os alunos durante as aulas no Nanasa. “Tenho muita tranquilidade em ver meu filho na piscina e é uma grande alegria perceber suas melhoras muito significativas. Agora com o retorno das atividades e a reforma ficou muito melhor”, elogiou Solange Dantas, mãe do aluno Henrique, de 15 anos.

 

Para a revitalização da área de 450 metros quadrados foram feitas revisões hidráulica e elétrica, pintura geral, troca total da cobertura metálica do Nanasa, remodelação da recepção – permitindo maior conforto para os usuários –, instalação de portal de identificação, adequação dos banheiros, vestiários e refeitório dos funcionários, além da troca do revestimento e acessórios da piscina, passando de revestimento cerâmico para vinil. Também foram feitos troca de pisos do deck e fechamento lateral da piscina.

 

“Foi um longo período aguardando o retorno das aulas. Quando chegamos aqui, vimos o quanto melhorou a estrutura, que com certeza vai fazer a diferença no desenvolvimento dos alunos”, destacou Maria José Delgado, mãe da aluna Stephanie Delgado da Silva, de 13 anos.

 

Natação adaptada – O Nanasa oferece aulas de natação adaptada para pessoas com deficiência, reconhecendo e valorizando suas reais possibilidades, motivando-as a participar de atividades dentro da sua comunidade ou em outros locais possíveis, vislumbrando a sua real inclusão social.

“O meio líquido contribui para diminuir o uso de medicamentos, melhora na coordenação motora e consciência corporal, refletindo no dia a dia dos alunos”, pontuou o assistente pedagógico do Nanasa e professor de Educação Física da rede municipal, Jorge Marcos Ramos.

A idade mínima para ingressar no Nanasa é quatro anos, tendo em vista o desenvolvimento neuropsicomotor do aluno, permitindo maior liberdade em relação à presença dos pais ou responsáveis. Com isso o aluno consegue acompanhar as atividades somente com o auxílio do professor ou estagiário, sem que os pais ou responsáveis estejam dentro da piscina.

A permanência no Nanasa é de até dois anos, sendo que no final deste período o aluno é formado e recebe um certificado com informações referentes às ações que está apto a desenvolver no interior da piscina.

A unidade, localizada no bairro Jardim, tem capacidade de atender 205 alunos divididos em três períodos (manhã, tarde e noite). Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo número 4436-1261.

Em breve mais uma unidade do Nanasa será inaugurada no segundo subdistrito. Ainda em fase de elaboração do projeto executivo, a estrutura irá funcionar nas dependências da creche Profª Evangelina Jordão Luppi, em Santa Teresinha.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo