Nestes últimos anos, expressões como consumo, marketing e comportamento do consumidor são ouvidas nos mais diversos ambientes.
Quem é, entretanto, esse tal de consumidor? Por que ele se comporta de determinada forma em certas ocasiões e de maneira diferente em outras? Por que ele continua sendo um mistério para muitos empresários?
Da perspectiva atual dos Ps, o comportamento do consumidor está ligado principalmente aos 4Ps – Praça, Preço, Promoção, Produto – da perspectiva do consumidor de serviços, este está ligado aos últimos 3Ps – Physical Evidence (Evidências Físicas), Processo, Pessoas – .
Kotler (2003) sugeri a adição de mais 2Ps, que estão ganhando importância no Marketing Global. São eles: Política, a atividade política pode exercer grande influência sobre as vendas; Público (opinião pública) o público tem assumido novas atitudes e predisposições que podem afetar o interesse por certos produtos.
A questão não é se deveria haver quatro, sete ou dez Ps, mas qual a estrutura mais útil. Economistas usam dois conceitos centrais, ou seja, demanda e oferta; já os profissionais de marketing veem os Ps como uma caixa de ferramenta.
Existe ainda outra crítica, por sinal muito válida, que sustenta que o conceito dos Ps apenas vê o mercado do ponto de vista do vendedor, entretanto, os Ps podem ser mais bem descritos, do ponto de vista do consumidor como 4Cs: Cliente (valor), Custo (menor possível), Conveniência e Comunicação.
Portanto, enquanto os profissionais de marketing se veem como vendedores, os consumidores se veem como compradores de um valor e ainda a tecnologia que está influenciando positivamente esse contexto atual com dispositivos de informação e marketing digital.
Nós da Keystone faremos um diagnóstico para você produzir mais, vender mais e com valor.
Francisco do Amaral Campos Neto
e-mail: contato@keystoneconsultoria.com.br
