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SERVIÇO COMO AGREGADOR DE VALOR

Francisco do Amaral Campos Neto

 

 

Todos os setores do mercado precisam agregar valor ao que fazem, a fim de alcançar vantagem competitiva que os diferencie dos demais concorrentes. Sabendo que há no mercado grande número de consumidores dispostos a pagar mais por melhores serviços e produtos, devem esses setores “agregar valor” de tal forma que atinjam vantagem competitiva, sem jamais entrar na chamada zona de conforto, buscando inovações com utilidade, preocupando-se sempre com treinamento de pessoal, ambiente de atendimento, boa apresentação, sustentabilidade, cortesia, eficácia e eficiência.

Agregar valor aos serviços e produtos atualmente significa sair da zona de conforto e criar mecanismos eficazes para atrair os consumidores; é não fazer o que todos já fazem, é dar um salto de qualidade no serviço, é incorporar funções úteis ao serviço ou produto fornecido ao cliente no momento correto e por um preço adequado, desde que o cliente perceba valor e que suas necessidades foram satisfeitas.

O tema é relevante e atual no contexto da competitividade empresarial e do pensamento do marketing estratégico. O conhecimento dos componentes do valor percebido pelo cliente, em produtos e serviços, permite à empresa ou profissional, formular estratégias baseadas nesses atributos de valor, favorecendo a obtenção de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Concentrar-se em atender bem os clientes gera várias vantagens, inclusive a oportunidade de conhecer melhor e pessoalmente cada cliente, enfrentar menos concorrência, fidelizar o cliente e atingir melhores margens de lucro, uma vez que os clientes estão dispostos a pagar mais a um profissional especializado que atenda melhor suas necessidades.

Para agregar valor é preciso aumentar o mercado de atuação, crescer na mesma proporção da demanda sem perder a eficiência, ter visibilidade para prever o comportamento do mercado e adaptar-se a ele o mais rápido possível. É indispensável melhorar o processo de execução do serviço, implementar informações internas e externas, além da imagem e reputação, criando estratégias e sistemas para fortalecer a marca.

Na Keystone você encontrará profissionais capazes de auxiliá-lo num programa de agregação de valor para sua empresa alcançar vantagem competitiva, lembre-se: não fale seu preço sem antes o cliente entender seu valor.

 

“Se você não está pensando no cliente você não está pensando”

Michael Porter.

 

Francisco do Amaral Campos Neto

Consultor Diretor da Keystone

e-mail: [email protected]

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