Vivemos sob uma forte tensão emocional. A ansiedade pelo sucesso profissional e material na sociedade nos afeta muito. A perda da nossa sensibilidade, o desequilíbrio emocional e as somatizações cada vez maiores são provas evidentes do que uma ansiedade contínua pode alterar na nossa mente e corpo. Estes efeitos afetam negativamente a nossa qualidade de vida. A resposta sexual é uma das primeiras funções do ser humano a ser abalada.
Freqüentemente, convivemos com pessoas de temperamento diferentes do que esperávamos em nosso projeto de vida, notadamente no quotidiano das empresas, e esse fato pode configurar um desafio à sobrevivência do modo de ser, de pensar e de manter nosso bem-estar biológico, psicológico e social. Além disso, ter de cumprir metas, executar múltiplas tarefas e atender a funções nem sempre compatíveis com nossos desejos profissionais, e, ao mesmo tempo, preservar nossa necessidade de auto-estima e realização pode ser um desafio à nossa saúde e a nossa sexualidade.
Uma causa comum de baixa freqüência sexual, em nossa sociedade contemporânea, é o estresse prolongado e monótono e a fadiga. Os terapeutas sexuais são, freqüentemente, solicitados para atender indivíduos cuja baixa freqüência sexual. O ser humano não foi programado para reproduzir-se sob condições perigosas, estressantes e desgastantes, e uma perda séria da libido está associada aos desastres pessoais dos dias de hoje, tais como: desemprego, falência, processos, etc… e a anorexia sexual é quase endêmica durante o difícil período de um estresse prolongado.
Apesar das dificuldades no trabalho e do estresse podemos manter a nossa sexualidade ativa e prazerosa. Pense em responder estas perguntas: O que posso mudar para melhorar a minha vida e a vida dos que me cercam? (Não é esperar que os outros mudem e sim dar o primeiro passo). Do que gosto e como gosto? Se não sei, devo aprender, para depois ensinar. Será que não me cobro demais? Também não cobro muito da minha parceria e isto tiraria a sua espontaneidade?
O pensar no querer mudar já é uma grande vitória. As mudanças exigem adaptações e tempo. Nada é rápido. Esqueça um pouco as suas obrigações e relaxe. Diga o que sente para a sua parceria, o que quer mudar e melhorar; escute a sua opinião e reflita sobre elas. O caminho do novo prazer será mais curto e as sensações de uma resposta sexual mais eficiente e prazerosa indicarão a certeza do sucesso. Boa sorte!
COMO COMBATER O STRESS:
O stress é um estado do organismo submetido à pressão. Em doses ideais, ele funciona como um motivador. Mas se atinge níveis elevados ou se torna crônico vai desencadear uma série de reações do corpo, comprometendo a saúde e o bem-estar. Pequenas mudanças na forma de conduzir situações cotidianas podem ser de grande efeito no combate aos altos níveis de stress. Pesquisadores e estudiosos do assunto recomendam que se observem algumas regras básicas, na vida pessoal e profissional:
VIDA PESSOAL
• Aprenda a desligar-se e aproveitar os momentos de lazer. Seja assistindo à televisão, lendo um livro, ouvindo música ou cuidando de plantas.
• Valorize as férias e os finais de semanas. Viaje sempre que possível.
• Junte-se mais às pessoas com as quais tem maior afinidade. Saia para se divertir. Converse sobre seus problemas com os amigos.
• Pratique uma atividade física que lhe seja prazerosa. Procure o contato com a natureza. Caminhar em lugares tranquilos é sempre relaxante.
• Mantenha um bom peso. Adquira hábitos alimentares saudáveis. Abandone o fumo e beba moderadamente.
• Procure alguma técnica de relaxamento, como massagens, ioga, meditação.
• Preserve sua liberdade pessoal e os momentos de privacidade.
• Faça um check-up, anualmente.
DR CELSO MARZANO – Urologista, Sexólogo e Terapeuta Sexual
YOUTUBE / INSTAGRAM / FACEBOOK: DR DO SEXO
www.celsomarzano.com.br
