AtualidadesCovid -19GeralHomeSanto André

Santo André inicia vacinação infantil contra Covid-19 para crianças acamadas

Estão sendo imunizadas crianças com idade entre 5 e 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta terça-feira (18) a vacinação infantil contra Covid-19 em crianças acamadas cadastradas no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Pais de crianças acamadas que não são acompanhadas pelo SAD podem solicitar a vacinação na unidade de saúde mais próxima da residência.

Na manhã desta terça-feira, equipes do SAD realizaram a vacinação de Bryan Fernando Alves de Carvalho Amorim, de cinco anos, que mora com os pais e dois irmãos, além do coelho de estimação Roberto Silva. Bryan nasceu prematuro de 33 semanas e sua história de lutas começou durante a sua permanência durante quase quatro meses na UTI.

Durante os cinco anos de vida, Bryan passou por várias internações devido a complicações que o levaram para intubação, além de uma parada cardiorrespiratória. Desde novembro de 2021 esse pequeno guerreiro é assistido pela equipe do SAD, que fornece toda assistência com equipe composta por fisioterapeuta, pediatra, nutricionista e enfermeira, além de receber oxigenoterapia e insumos.

A mãe do Bryan, a segurança Angela Alves de Carvalho, de 36 anos, acompanhou o processo de vacinação com grande alegria. “Estou muito feliz com a vacina pois é mais uma segurança para ele. Não que ele esteja 100% livre da doença, mas se pegar eu fico mais tranquila porque imagino que não terá complicações. Meus outros filhos já tomaram a vacina”, comentou.

Santo André se destaca no atendimento e cuidado humanizado que ofereceu para toda a população ao longo da pandemia, seja no modelo personalizado de vacinação ou no cuidado humanizado que implantou nos hospitais de campanha. Agora, para as crianças, esse modelo não poderia ser diferente, e os profissionais estão empenhados no cuidado oferecido às crianças, que muitas vezes se assustam ou têm medo de receber a vacina.

Para crianças que não estão acamadas a vacinação está disponível em sete unidades de saúde e também no Reabilita. A vacina destinada para as crianças é da marca Pfizer-BioNTech e possui o frasco na cor laranja, para diferenciar a dose destinada aos adultos. A dose também é menor, de 0,2 ml, e é aplicada em seringas de 1 ml, também específicas para a vacinação infantil, conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

Sobre o agendamento – Para se vacinar é necessário realizar pré-cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/ e depois fazer agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário da vacinação.

Assim como para os adultos, o agendamento da vacinação é vinculado ao número do CPF, que é um documento obrigatório. Além disso, o certificado internacional da vacina está vinculado ao documento.

 

Documentos necessários – Para as crianças com comorbidades ou deficiência permanente, no momento da vacinação é preciso apresentar laudo médico (prescrição médica, relatório médico, receitas ou exames) que comprove a condição clínica da criança, de acordo com a lista de comorbidades indicadas como prioridade.

A lista de todas as comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Santo André, no link http://tiny.cc/clcxtz.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo