O gestor de uma empresa deve utilizar o processo de feedback como um instrumento valioso para promover em seus subordinados e em sua equipe, eficiência e eficácia nas suas atividades a serem desenvolvidas, conscientizando sobre a entrega dos seus objetivos e informações sobre a sua postura comportamental e profissional.
Sabemos que esta atividade do gestor requer conhecimentos e habilidades e o momento exato de sua aplicação, cada indivíduo reage de forma diferente a este processo.
Atualmente é recomendada a sua aplicação de forma reversa em que está previsto um relacionamento e posicionamento de ambas as partes objetivando uma comunicação mais assertiva e produtiva entre o gestor e o comandado.
Sendo o processo de FEEDBACK uma metodologia de melhoria de relacionamento e comunicação nas estruturas empresariais quando aplicado corretamente e de comum acordo entre as partes.
Vamos conhecer algumas regras que facilitam sua aplicação:
1 – O FEEDBACK deve ser aplicado de forma descritiva e evitando julgamento e acusações.
2 – Utilizar dados e fatos ocorridos ou situações comprovadas; as observações deverão ser referentes a aquilo que vimos ou ouvimos e com conhecimentos e ciência dos fatos, sem julgamentos.
3 – O objetivo é ser útil às partes, tanto o emissor quanto ao receptor, visando harmonia nos relacionamentos e na gestão.
4 – Promover transparência, confiança e trazer situações positivas e duradouras, crescimento profissional, retenção dos talentos e pertencimento à estrutura.
O FEEDBACK para ser eficaz deverá promover:
* Entendimento mútuo da proposta e pontos a serem discutidos;
* Aceitação de ambas as partes e cumprimentos dos acordos;
* Crescimento profissional e evolução dos relacionamentos pessoais e profissionais.
Nós da KEYSTONE oferecemos em nossos cursos de liderança e gestão amplo conhecimento sobre esta metodologia, permitindo desenvolver as habilidades e competências para a sua implementação.
. Luiz Carlos Gianello
Consultor