ArtigoEventosGeralHomeVariedades

“O LUXO E O REQUINTE DO CADILLAC”

Atilio Santarelli

Fica difícil descrever o que representa esse ícone americano ! Luxo, requinte, potência, beleza e por aì vai…o modelo abordado aqui na coluna trata-se de um Sedan DeVille (modelo bem raro) equipado com um gigantesco motor V8 de nada mais nada menos 8.2 litros pronto para despejar toda sua potência nas quase duas toneladas de peso em seus quase 6 metros de comprimento e 2 metros de largura. O proprietário dessa máquina é o nosso amigo o Sr. João Gardin que sempre que pode leva o seu “Cad” em eventos de antigomobilismo e frequentemente faz viagens com a família para o litoral sul de Sp.

“O LUXO E O REQUINTE DO CADILLAC”

História:

 

A Cadillac é uma marca automotiva estadunidense, divisão da General Motors, fundada em 1902 por Henry M. Leland. Atuante em mais de 50 países e territórios, a Cadillac especializa-se em veículos de luxo, sendo uma referência entre as fabricantes deste segmento. O maior mercado da empresa é o norte-americano, seguido pelos chineses. O grande investimento em marketing e publicidade, durante as décadas de 1950 e 1960, fundamentaram o nome Cadillac como sinônimo frequente de carros luxuosos.

 

Fundada em 1902 como Cadillac Automobile Company, foi comprada pela General Motors e trinta anos depois já havia se tornado símbolo do alto padrão de luxo.


“O LUXO E O REQUINTE DO CADILLAC”

Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva.

 

No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas Avant Premiére de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do Glamour da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Linha do tempo:
1949
  • Lançamento do Cadillac DeVille, um sedan de porte grande típico americano com dimensões superiores a 5m de comprimento, quase 2 m de largura e com peso médio de quase 2 toneladas. O nome ‘DeVille’ foi usado em vários modelos de luxo da CADILLAC. Em 1996 a montadora parou de produzir o modelo semelhante ao DeVille, o Fleetwood transformando-o assim no principal modelo da linhagem. O nome DeVille foi substituído por DTS (DeVille Touring Sedan) para o novo modelo do ano 2006.
1953
  • Lançamento do Cadillac Eldorado, vendido por US$ 7 750 (em valores atualizados equivaleria a US$ 55 000), sendo o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época. Com sua produção restrita, e seu preço, teve apenas 532 unidades fabricadas, uma das quais usada pelo presidente Dwight Eisenhower no dia de sua posse. Nas décadas seguintes, outros modelos adotaram o nome ‘Eldorado’ e passaram a ser produzidos regularmente.
1976
  • Lançamento do Cadillac Seville, um sedan luxuoso que se tornou um verdadeiro sucesso. O modelo foi re-introduzido em 1975 e fabricado até 2004. Era o menor automóvel produzido pela montadora.
1999
  • Lançamento do Cadillac Escalade, um utilitário esportivo de porte grande, estando disponíveis em dois modelos, o XLR e o SRX. É um dos modelos de maior sucesso da marca nos Estados Unidos. A linha conta ainda com o modelo ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).
  • Uma versão limusine do modelo DeVille é adaptada para uso do Presidente George W. Bush, como o novo Cadillac One.
2004
  • Lançamento Cadillac CTS, um sedan de luxo de médio-grande porte esportivo. O novo modelo vinha equipado com motor V6 3,2 de 220 cavalos.
  • Lançamento Cadillac SRX, um utilitário esportivo de porte médio-grande disponível em duas versões: motor 3,6-V6 (260 CV) e motor 4,6-V8 (315 CV).
  • Lançamento Cadillac XLR, um roadster conversível de dois lugares com linhas modernas e agressivas, equipado com motor V8 de 4,6 litros e 315 cv. O requinte e o luxo continuam sendo marcas registradas da Cadillac com o uso de madeira nobre e detalhes cromados no interior do conversível.
2010
  • Lançamento da nova geração do Cadillac SRX, o modelo mais vendido da montadora até então.
Eventos:
No último domingo a temporada de 2022 de encontros de carros antigos começou com o “Antigos no Central Plaza”, evento esse que acontece sempre no segundo domingo do mês no Shopping Central Plaza na Vila Prudente em SP organizado pela Confraria dos Antigos e Automóvel Clube do Grande Abc, o evento foi um sucesso com mais de 300 veículos e com a arrecadação de mais de 400 quilos de alimentos não perecíveis. Já no próximo domingo o Automóvel Clube de São Caetano do Sul realiza mais uma edição do evento mensal de autos antigos no ParkShopping São Caetano a partir das 8hs. Mais uma  oportunidade para os amantes dos carros antigos de se encontrar e apreciar as raridades, mas sempre respeintando o distanciamento e o uso de máscara.
Atilio Santarelli

Automóvel Clube do Grande ABC
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo