Governo do Estado anuncia estudos para implantação do Metrô no ABC
Cidades de Santo André e São Bernardo devem ser beneficiadas com o modal de transporte de massa sobre trilhos
Wilson Guardia
Após o projeto da linha 18-Bronze do Metrô ter sofrido modificações até ser transformado em BRT, o Governo do Estado volta a tratar do assunto e coloca no radar de investimentos de mobilidade cidades da região. Municípios de Santo André e São Bernardo seriam beneficiados com estações ao longo do trajeto até a Lapa, na cidade de São Paulo. Para o projeto dar sequência, o Governo do Estado de São Paulo assina contrato para a realização de estudos técnicos da chamada linha 20-Rosa.
O levantamento batizado de Financial Advisory tem por objetivo verificar, além da viabilidade técnica, formas para atração de capital por meio de investidores. O projeto, se viabilizado, poderá garantir alternativas de exploração comercial e imobiliária, operação das linhas e manutenção. O consórcio formado pelas empresas Logit-QueirozMaluf-Almeida&Fleury-EGT será responsável pelo estudo, que deverá durar cerca de nove meses.
EXTENSÃO
O projeto da linha 20-Rosa prevê trajeto com 31 quilômetros de extensão e 25 estações, além de dois pátios. Ainda não há informações sobre quantas estações serão construídas nas duas cidades do ABC, no projeto da linha 18-Bronze a cidade de São Caetano seria contemplada. O traçado previsto inicialmente para a nova linha contempla as avenidas Príncipe de Gales e Portugal, em Santo André e em São Bernardo passaria pela rua Afonsina e avenidas Doutor Rudge Ramos e Taboão.
AGENDA
Paulo Serra, prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, afirma: “Temos acompanhado essa questão do Metrô vindo para o ABC. Devemos ter uma agenda ainda neste mês com o vice-governador Rodrigo Garcia para tratar dessa e de outras demandas de Santo André e do ABC”.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informa que “esta é mais uma importante etapa para o prosseguimento do projeto, cuja implantação será muito benéfica para toda a região tanto no aspecto do avanço do transporte quanto da valorização imobiliária e comercial”.