AtualidadesCidadesGeralHome

Obras do BRT-ABC devem começar neste mês

Vice-governador Rodrigo Garcia garantiu execução do projeto em declaração no dia 21 de dezembro

 

Wilson Guardia

O BRT (Bus Rapid Transit)-ABC, que deu lugar ao monotrilho linha 18-bronze, deve sair do papel este mês. Pelo menos é que o projetou o vice-governador Rodrigo Garcia em 21 de dezembro em coletiva de imprensa. O novo modal de transporte que ligará cidades da região à Capital Paulista, com paradas em São Bernardo, Santo André e São Caetano. A iniciativa teve início em 2014 e nunca avançou, até sofrer modificações no projeto ao deixar de ser VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) para o modelo atual de ônibus em corredores exclusivos. Garcia, por sua vez, diz que já há pedido de licença de instalação para os canteiros de obras.

 

O REPÓRTER fez contato com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, para saber sobre prazos e, quando efetivamente a obra deve começar. No entanto, a Pasta estadual remeteu o questionamento à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que por sua vez respondeu da seguinte forma: “O projeto do BRT-ABC está em fase de aprovação nas prefeituras por onde passam o seu traçado e de licenciamento ambiental, processos necessários para autorização de início das obras”.

 

Em São Bernardo, por exemplo, o projeto foi aprovado pela Câmara na última sessão do ano. Em termos práticos, o traçado na cidade de São Bernardo está autorizado. Vale destacar, que as cidades de Santo André e São Caetano estão no meio do trajeto até São Paulo, o que teoricamente, teriam prazo mais dilatado para aprovar licenças e outros documentos. As prefeituras foram procuradas, mas ainda não se manifestaram sobre o tema.

 

A Metra, que já opera os trolebus entre Santo André, São Bernardo, Diadema e São Paulo, e será responsável pela implantação e operação do BRT também foi procurada, mas não se manifestou.

 

CAPACIDADE

 

Quando em plena capacidade de funcionamento, o BRT poderá transportar 170 mil passageiros por dia e estimativa de percorrer todo o trajeto entre 40 e 52 minutos, de acordo com a modalidade, expressa, semiexpressa ou paradeira.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo