GeralHomeSão Bernardo do Campo

FDSBC fecha parceria com universidades italianas

Wilson Guardia

 

Em processo de internacionalização, a tradicional Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo fecha parceria com as universidades de Perugia e Torino, o que garante aos bacharéis a Dupla Titulação em Direito.

 

Direito São Bernardo entra na “era tecnológica” e aposta na internacionalização

 

Acompanhar o desenvolvimento tecnológico e garantir um novo modo de pensar estão entre os pilares de uma das mais conceituadas escolas de advogados do Brasil, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo), vencedora por seis anos consecutivos do selo de OAB Recomenda. Para o diretor da Instituição, Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa o reconhecimento é fruto de um trabalho focado na “excelência do ensino, para isso contamos com corpo docente de 70 profissionais, 90% com doutorado ou pós-doutorado”, discorre o acadêmico à frente da faculdade desde 2017.

 

Para garantir acesso seguro e rápido e ferramentas para auxílio das aulas, uma estrutura tecnológica é preparada para toda a comunidade acadêmica. “A partir de 2022 vamos ter computadores avançados, chromebooks, lousas digitais, wi-fi de alta capacidade em todos os locais do campus, catracas liberadas por reconhecimento facial e equipamentos para transmissão audiovisual”.

 

Dr. Rodrigo destaca ainda que a introdução de ferramentas tecnológicas no dia a dia do bacharel garante “um novo modo de pensar” dos futuros advogados. “Antes eram precisos livros e mais livros para decorar, entender e interpretar cada lei, hoje as coisas mudaram, a ideia é ensinar os alunos a como usar estas ferramentas para buscar uma decisão, fazer comparativos e estruturar uma defesa, por exemplo, a partir de parâmetros definidos e a poucos cliques de distância”.

 

REFORMAS

 

Mas até chegar ao grau de excelência de hoje para garantir as inovações tecnológicas do amanhã, foram muitos anos de trabalho e dedicação, o reconhecimento da própria Ordem dos Advogados do Brasil à Faculdade de Direito São Bernardo, representa esta conquista. É evidente que o fator humano é primordial para a formação, no entanto, é preciso infraestrutura adequada para garantir ensino técnico de qualidade. “Reformamos todo o prédio da rua Java. Da hidráulica à elétrica, do piso ao teto, da porta à janela, da pintura interna até a nova fachada, discorre Dr. Rodrigo que completa: “o outro prédio do campus é relativamente novo, mas a partir do próximo ano, quando entregarmos a obra em curso até o final de janeiro, passará por um processo de adequação”.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

 

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo também passa por um processo de internacionalização com o programa de Dupla Titulação em Direito em parceria com a

Università di Torino e comUniversità degli Studi di Perugia, ambas instituições na Itália. “É uma ótima oportunidade de intercâmbio de ideias, conhecimentos e também para a profissionalização dos advogados, que poderão, dentro das especificidades de cada País, poder atuar tanto no Brasil quanto na Itália”, explica Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa.

 

AMPLIAÇÃO

 

Hoje com 2.300 alunos, divididos em dois turnos, manhã e noite, a Faculdade de Direito de São Bernardo já está na capacidade máxima de alunos permitidos pelo Conselho Estadual de Educação, no entanto, segundo Dr. Rodrigo a instituição trabalha para “ampliar sua capacidade de formação na pós-graduação e seguir garantindo a primazia do ensino seja na Graduação ou na pós-Graduação”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo