ArtigoGeralHome

Que devemos fazer?

Piedade Coelho

 

 

Amanhã iniciamos a terceira semana em preparação ao Natal de Jesus! Vamos acender a terceira vela da coroa do advento e lermos com atenção os seguintes textos sagrados: Sofonias 3,14-18; Isaías 12; Filipenses 4,4-7; Lucas 3,10-18. Essas leituras nos convidam a cantar de alegria e exultar de alegria. Em tempos de pandemia, é uma tarefa desafiadora; para alguns, chega a ser impossível.

 

Como fazer se somos invadidos pelo sentimento de saudade, “ausência dos familiares e amigos”? Renovemos a certeza, em nosso coração, que nossos familiares e amigos partiram para junto de Deus e estão nos esperando do outro lado do oceano da vida.

 

O tempo do advento é um convite a intensificarmos a preparação para nos encontramos após nossa páscoa. Estamos aqui realizando o processo de conversão pessoal, tarefa fundamental para contemplarmos Deus face a face.

 

No Evangelho enquanto João Batista nas margens do rio Jordão batizava as multidões foi questionado por elas, pelos cobradores de impostos (aqueles que detinham o poder fiscalizador) e pelos soldados, que devemos fazer? João respondeu na seguinte ordem: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo!” “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. Não tomeis à força dinheiro de ninguém nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!”

 

Nesta preparação para o Natal, atualizamos a voz dos profetas em nossas reflexões, porém, temos receio de nos perguntar que devemos fazer? Onde nos colocamos? Estou na multidão, tenho autoridade ou sou apenas um soldado preparando-se para a festa magna da cristandade? A resposta já foi dada no tempo de João. Cabe a mim e a você atualizarmos a resposta.

 

Para a resposta tornar-se realidade em nossa vida, preciso me examinar, descobrir os vícios de minha história pessoal, elementos impeditivos de celebrar a alegria sugerida pelos textos sagrados deste 3º domingo do advento. Boa semana para você e familiares.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo