Neste tempo, em preparação ao Natal de Jesus, somos convidados a iluminar nossas celebrações com a Coroa do Advento. Ela é composta de 4 velas correspondentes aos quatro domingos que antecede a festa. É construída em forma de círculo, para nos recordar uma nova aliança com o Pai do céu.
Costumamos utilizar velas coloridas que correspondem as cores litúrgicas nessa ordem: Verde, Roxa, Vermelha, Branca. Amanhã, segundo domingo do advento somos contemplados com os seguintes textos bíblicos: Baruc 5,1-9; Salmo 125(126); Filipenses 1,4-6.8-11; Lucas 3,1-6. Compartilho o Evangelho. “No décimo quinto ano do Império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconitide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas, e os caminhos acidentados serão aplainados.
E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”. No primeiro domingo, Jesus nos convidou a ficarmos atentos e orarmos a todo momento, a fim de termos força para escapar de tudo o que acontecerá e estarmos em pé diante do Filho do Homem. Amanhã somos convidados por João Batista a preparamos o caminho do encontro com o Senhor. Busquemos momentos de intimidade com Deus, vamos enfrentar os vícios capitais que nos afastam do caminho do céu. Oremos: Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida.
Por Cristo Jesus. Amém. Bom fim de semana.