GeralHomePolítica

Luiz Marinho desembarca em São Caetano em busca de apoio político

Wilson Taveira Guardia

 

 

O ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) esteve ontem em São Caetano na busca de apoio de político para sua provável candidatura a deputado federal. O petista se reuniu, em um café da cidade que será inaugurado na sexta-feira, com o vereador Jander Lira (DEM). A conversa, de acordo com o parlamentar tratou de “conjuntura política, cenários para 2022 e sobre apoios”.

 

AMIGO

 

Apesar das disparidades ideológicas partidárias, Jander mantém certo grau de amizade com Marinho. Os dois se conheceram quando o petista era prefeito e o hoje vereador fora secretário de Cultura na gestão do prefeito Paulo Pinheiro. “Apenas discutimos os cenários, não declarei apoio a ele. Por outro lado, pedi apoio para minha candidatura a prefeito, caso ocorra uma suplementar em São Caetano”.

 

RESPOSTA

 

Segundo Jander, Marinho achou a proposta “interessante”, mas “não disse nem sim e nem não” sobre o apoio. O vereador ainda destacou que o ex-prefeito, na condição de presidente estadual do PT, o convidou para engrossar as fileiras do partido de Lula. A reposta, no entanto rechaça a possibilidade: “tenho amigos no PT, mas o partido dos trabalhadores não é o perfil de São Caetano e também não é o meu perfil”.

 

PROCURADO

 

Luiz Marinho foi procurado por meio de sua assessoria, mas não retornou aos contatos para comentar a visita e o conteúdo da conversa.

 

OUTROS RUMOS

 

Indagado se estaria de saída do DEM, Jander Lira diz que existe sim uma possibilidade. “O DEM vai se unir ao PSL e formar o União Brasil, que vai dar apoio ao Bolsonaro, e de Bolsonaro estou fora. Com a fusão poderei escolher outro partido, sem perder o mandato e concorrer a prefeito. O que posso garantir que sou de centro, não o centrão, mas um centro à esquerda. Sou um livre pensador longe da extrema-direita!”.

 

DEM

 

Mesmo que não houver a fusão o DEM está com os Pinheiros (família de Paulo Pinheiro) apoiadores de Fabio Palacio e isso, segundo Jander, inviabiliza sua candidatura. “Não quero conflitos. Se eu ficar, teremos que fazer prévia”.

 

VICE

 

Jander, que no passado havia convidado Suely Nogueira para ser sua vice, diante do falecimento dela, estendeu o convite a Parra (Podemos), que assumiu a cadeira em vacância.

 

RECHAÇA

Edison Parra, que rompeu com o grupo do prefeito cassado José Auricchio Júnior (PSDB) agradeceu ao amigo pelo convite, mas reitera que “está engajado com o projeto de Fabio Palacio”.

 

POSICIONAMENTO

 

Parra garante que terá um mandato focado “na geração de emprego aos jovens, no fomento das startups e formação tecnológica”, além de, “seguir linha independente na Câmara. O que for bom para a cidade vou apoiar, independente de quem assinar o projeto, se for ruim serei contrário”.

 

FRASE

 

“tenho um desligamento definitivo do Auricchio. Defendo o que creio. O que foi, foi”, de Parra ao comentar o fim da relação com o ex-prefeito.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo