GeralHomePolítica

“Aprovar o calote gera instabilidade econômica”, afirma Alex Manente sobre a PEC dos Precatórios

Wilson Guardia

 

 

Deputado Federal pelo estado de São Paulo, com base eleitoral no ABC, em especial na cidade de São Bernardo, Alex Manente, líder do Cidadania na Câmara, orienta a bancada a votar contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, mesmo que ela volte do Senado com alterações.

 

ANÁLISE

No entendimento do parlamentar, a aprovação do texto elaborado pelo Poder Executivo, ou seja, pela equipe do governo do presidente Jair Bolsonaro, é um retrocesso para o Brasil. “Creio que aprovar o calote de dívidas de precatórios furando teto de gastos gera instabilidade econômica no País, deixa de atrair investimentos por falta de controle de gastos e consequentemente amplia a inflação e desvalorização da nossa moeda, perdendo assim poder de compra”.

 

ARRECADAÇÃO

Ainda segundo Alex Manente, “o argumento de que precisaríamos furar o teto pra ter auxílio à população vulnerável não se justifica uma vez que o Governo Federal teve uma arrecadação maior do que o previsto!”.

 

VOTAÇÃO

 

A bancada do Cidadania votou contra a PEC dos Precatórios sob orientação do líder Alex Manente, indagado se o encaminhamento será o mesmo, caso o texto volte do Senado com modificações, a resposta do parlamentar é “sim”.

 

PEC

A votação, em dois turnos, garantiu a aprovação da proposta, inclusive, com votos de opositores do Governo. O texto, que seguem em análise no Senado limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos.

MONTANTE

Para o próximo ano, esse limite será encontrado com a aplicação do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) acumulado ao valor pago em 2016 (R$ 30,3 bilhões). A estimativa é que o teto seja de R$ 44,5 bilhões em 2022.

APROVADA

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios foi aprovada nesta terça-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado por 16 votos a 10.

PT

 

Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, também deputado federal por São Paulo, com raízes no ABC foi procurado para comentar sobre seu posicionamento em relação à PEC, mas não respondeu as solicitações deste REPÓRTER.

 

FRASE

 

“não estamos lançando ninguém a cargo nenhum”, do presidente Jair Bolsonaro ao assinar ato de filiação ao PL e minimizar qualquer fato eleitoral ontem, em Brasília.

 

UFABC

A Câmara Municipal de Santo André promove hoje, às 19h30, sessão solene em comemoração ao 15º aniversário da UFABC (Universidade Federal do ABC).

 

VACINA

A solenidade é aberta ao público, no entanto, limitada em 80% da capacidade dos lugares nas galerias do plenário, ou seja, 84 pessoas sentadas. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo