Deputado Federal pelo estado de São Paulo, com base eleitoral no ABC, em especial na cidade de São Bernardo, Alex Manente, líder do Cidadania na Câmara, orienta a bancada a votar contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, mesmo que ela volte do Senado com alterações.
ANÁLISE
No entendimento do parlamentar, a aprovação do texto elaborado pelo Poder Executivo, ou seja, pela equipe do governo do presidente Jair Bolsonaro, é um retrocesso para o Brasil. “Creio que aprovar o calote de dívidas de precatórios furando teto de gastos gera instabilidade econômica no País, deixa de atrair investimentos por falta de controle de gastos e consequentemente amplia a inflação e desvalorização da nossa moeda, perdendo assim poder de compra”.
ARRECADAÇÃO
Ainda segundo Alex Manente, “o argumento de que precisaríamos furar o teto pra ter auxílio à população vulnerável não se justifica uma vez que o Governo Federal teve uma arrecadação maior do que o previsto!”.
VOTAÇÃO
A bancada do Cidadania votou contra a PEC dos Precatórios sob orientação do líder Alex Manente, indagado se o encaminhamento será o mesmo, caso o texto volte do Senado com modificações, a resposta do parlamentar é “sim”.
PEC
A votação, em dois turnos, garantiu a aprovação da proposta, inclusive, com votos de opositores do Governo. O texto, que seguem em análise no Senado limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos.
MONTANTE
Para o próximo ano, esse limite será encontrado com a aplicação do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) acumulado ao valor pago em 2016 (R$ 30,3 bilhões). A estimativa é que o teto seja de R$ 44,5 bilhões em 2022.
APROVADA
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios foi aprovada nesta terça-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado por 16 votos a 10.
PT
Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, também deputado federal por São Paulo, com raízes no ABC foi procurado para comentar sobre seu posicionamento em relação à PEC, mas não respondeu as solicitações deste REPÓRTER.
FRASE
“não estamos lançando ninguém a cargo nenhum”, do presidente Jair Bolsonaro ao assinar ato de filiação ao PL e minimizar qualquer fato eleitoral ontem, em Brasília.
UFABC
A Câmara Municipal de Santo André promove hoje, às 19h30, sessão solene em comemoração ao 15º aniversário da UFABC (Universidade Federal do ABC).
VACINA
A solenidade é aberta ao público, no entanto, limitada em 80% da capacidade dos lugares nas galerias do plenário, ou seja, 84 pessoas sentadas. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19.