FutebolHome

Palmeiras é Campeão da Libertadores da América

Na prorrogação, Palmeiras supera Flamengo por 2 a 1 em Montevidéu e conquista sua terceira Libertadores

Tri da Libertadores! O Palmeiras sagrou-se campeão sobre o Flamengo em jogo iniciado na tarde deste sábado (27), no Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai, pela final da Libertadores (jogo único em campo neutro).

Em primeiro lugar, a vitória por 2 a 1 – gol de Raphael Veiga aos quatro do primeiro tempo e de Gabriel para o Rubro-Negro, aos 26 do segundo, e de Deyverson, aos quatro do primeiro tempo da prorrogação, portanto, o Verdão levou a melhor e superou o rival.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Dados

Superior ao Flamengo no retrospecto geral (47 vitórias contra 42 derrotas em 122 jogos – houve ainda 33 empates), o este foi o primeiro duelo entre as equipes na Libertadores.

Curiosamente, porém, esta não é a primeira vez que o Alviverde levanta uma taça contra o Rubro-Negro fora do país: em 1997, na única vez em que os rivais se enfrentaram fora do Brasil até então, o Verdão conquistou o Troféu Naranja ao vencer o Rubro-Negro por 2 a 0 na decisão, em Valencia (Espanha), gols de Zinho e Oséas.

Aproveitamento

O Palmeiras, aliás, tem retrospecto de 100% de aproveitamento contra brasileiros fora do país: contra compatriotas fora do território nacional, foram dois jogos contra o Botafogo (1 a 0 em 1962, no México, e 2 a 1 em 1963, na Itália), um contra o São Paulo (2 a 1 em 1993, na Espanha) e dois contra o Flamengo (2 a 0 em 1997, na Espanha, e agora 2 a 1 em 2021).

Invicto

De quebra, o Verdão está invicto chegou a seis partidas invictas contra equipes do Brasil na Libertadores: vitória contra o Santos, pela final de 2020; empate e vitória contra o São Paulo, pelas quartas de final de 2021; dois empates com o Atlético-MG, pela semifinal de 2021; e agora 2 a 1 sobre o Flamengo (e título assegurado).

Internacional

Desconsiderando torneios amistosos, este foi o primeiro título de campeonato fora do Brasil, pois, todas as taças internacionais do clube foram conquistadas em território nacional Mundial de 1951 e Libertadores de 2020 no Maracanã (Rio de Janeiro) e Copa Mercosul de 1998 e Libertadores de 1999 no Estádio Palestra Italia (São Paulo).

Torneios

á os torneios amistosos fora do país foram 15 torneios ao todo: Torneio do México (1959), Torneio Cidade de Manizales (1962), Torneio Quadrangular de Lima (1962), Torneio Pentagonal de Guadalajara (1963), Torneio de Florença-Itália (1963), Ramón de Carranza (1969), Copa da Grécia (1970), Copa del Atlántico/Mar Del Plata (1972 invicto) Ramón de Carranza (1974), Ramón de Carranza (1975), Copa Kirin (1978), Torneio Lev Yashin (1994), Copa da China (1996), Torneio Naranja-Espanha (1997) e Florida Cup (2020).

Isolado

Além disso, o maior Campeão do Brasil é ainda o clube brasileiro com mais participações de Libertadores: são 21 até aqui, mas já tem a sua 22ª participação garantida em 2022, o que coloca o Verdão como o clube com mais edições na Libertadores, isoladamente, seguido do São Paulo e do Grêmio, ambos com 21 participações.

E quando o tema se restringe a participações seguidas, em 2021, o Verdão alcançou mais um feito histórico: chegou a sua sexta consecutiva, um recorde na história do clube.

E como já está garantido para a edição de 2022, garantiu, assim, a sua sétima disputa em série, se tornando o líder dentre os times brasileiros com mais edições seguidas, ao lado do São Paulo (o Tricolor disputou sete ininterruptas entre 2004 e 2010).

Acima de tudo, nos aspectos individuais, a comissão de Abel Ferreira alcançou um número expressivo: 14 vitórias em 20 disputas de mata-mata pelo Verdão.

Jogos

Portanto, desde que assumiram o comando do clube em 05/11/2020, curiosamente já um jogo de mata-mata, pelas oitavas da Copa do Brasil de 2020, o Palmeiras disputou 20 jogos decisivos sob o comando da comissão portuguesa.

 

Certamente, se classificou ou chegou ao título em 14, contra seis vezes em que ficou pelo caminho ou com o vice-campeonato. Neste período, os portugueses conquistaram os troféus da Libertadores (duas vezes, em 2020 e 2021) e da Copa do Brasil (2020).

Resultado

Entretanto, o primeiro tempo foi dominado pelo Palmeiras, que chegou ao gol logo aos 4 minutos de bola rolando, com Raphael Veiga.

Velocidade

No entanto, Gustavo Gómez começou a jogada da defesa, lançou para a ponta-direita, Mayke disparou em velocidade, dominou e, invadindo a grande área pelo canto, conseguiu tocar para trás, no centro da área.

Depois disso, Veiga invadiu, chutando de primeira, com força, de pé esquerdo, sem chances para o goleiro flamenguista Diego Alves. (Palmeiras 1×0 Flamengo)

Tri

Assim como o próprio clube, Marcos Rocha e Willian conquistaram o terceiro título continental de suas carreiras, entrando para o seleto grupo de brasileiros que mais vezes venceram o torneio…. – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2021/11/28/com-titulo-pelo-palmeiras-marcos-rocha-e-willian-entram-para-seleta-lista-de-tricampeoes-da-libertadores.htm?cmpid=copiaecola

Flamengo

Melancolia. É a palavra que dá o tom do desembarque do Flamengo no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na manhã deste domingo. O clube programou um esquema especial para a saída do elenco após a derrota para o Palmeiras na final da Libertadores, em Montevidéu. O time deixou o local através do terminal de cargas, sem contato com a imprensa ou com a torcida, que sequer compareceu.

https://www.palmeiras.com.br/pt-br/home/

 

 

 

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo