GeralHomePolítica

Orlando aponta favoritismo de Doria

Wilson Taveira Guardia

 

 

Prefeito de São Bernardo apresenta números que indicam “larga vantagem” de João Doria na disputa da prévia partidária do PSDB, que acontece neste domingo, para escolher o candidato do partido à Presidência da República. Orlando Morando ainda diz que há “especulação” sobre seu nome ser cotado para ser vice-governador em uma chapa encabeçada por Rodrigo Garcia.

 

 

Orlando Morando aponta “larga vantagem” de João Doria na prévia partidária

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, fiel escudeiro de João Doria, destaca a vantagem do governador de São Paulo na disputa da prévia do PSDB. A eleição interna do partido vai definir qual dos concorrentes, Doria (SP), Vergílio (AM) e Leite (RS) será o nome da sigla na disputa presidencial, hoje polarizada entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido).

 

O chefe do Executivo são-bernardense afirma que o processo de escolha adotado pelo PSDB é “moderno” e “democrático”, afinal, todos os filiados podem votar.

 

Orlando Morando discorre sobre a vantagem de João Doria diante dos amigos do partido. “Todos os nove deputados estaduais por São Paulo estão com o Doria. Na Câmara Federal, o governador tem avançado bastante, dos 33 deputados do PSDB, 17 também estão com Doria. Além disso, o governador de São Paulo tem o apoio de 46 dos 72 deputados estaduais nas assembléias de todo o País”.

 

FAVORISTISMO TAMBÉM NO ABC

 

Em um contexto regional, o prefeito Orlando Morando também apresenta números favoráveis a João Doria, o que segundo o chefe do Executivo são-bernardense deve garantir “larga vantagem” rumo à vitória. “São Bernardo tem cadastrado 343 filiados e vereadores, o número é semelhante ao de todas as outras cidades do ABC, num total de 345. A grande maioria está com o Doria, apenas em Ribeirão Pires há uma divisão”.

 

Por outro lado do total de inscritos e aptos a votar na prévia partidária, de acordo com Orlando Morando, 32% dos prefeitos do País do PSDB estão em São Paulo, o que demonstra vantagem perante a Eduardo Leite. Apenas três prefeitos do Estado não votam em Doria. No território paulista, ainda segundo Orlando há concentração de 30% de todos os vereadores do País, outro ponto que garante vantagem a governador de São Paulo.

 

DIÁLOGO

 

Orlando Morando conta que percorreu, nos períodos da noite e finais de semana, algumas regiões do País, para ajudar no processo de convencimento dos “amigos de partido” da importância de declinar voto a João Doria.

 

RACHA

 

Orlando Morando faz questão de frisar que não existe e não vai existir racha no PSDB antes, durante ou depois da prévia. A fala do prefeito vem para fazer contraponto à declaração de Eduardo Leite que garantiu ficar no partido mesmo que não vença a prévia. “Essa história de racha sempre existiu, mas sempre após as prévias o PSDB venceu, foi assim na campanha à Prefeitura de São Paulo e assim para o Governo”.

 

GOVERNO

 

As projeções para o Governo do Estado também são comentadas por Orlando Morando que enaltece as qualidades de Rodrigo Garcia, principal nome colocado para a disputa de 2022. “É uma pessoa com história e capacidade, é vice-governador, já foi deputado estadual, federal e secretário. Tem experiência e conhece São Paulo”.

 

VICE

 

Articuladores da política colocam Orlando Morando na chapa majoritária ao Palácio dos Bandeirantes como vice de Rodrigo Garcia. Indagado sobre a possibilidade, o prefeito de São Bernardo desconversa: “o momento é de prévia para presidente, não há campanha para vice, a escolha é feita por convite pelo candidato. Não discutimos este campo. É só especulação”.

 

Sobre notícias de que o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva estaria sondando o ex-governador de São Paulo para ser vice na chapa presidencial, Orlando Morando é enfático ao responder: “desconheço e tão pouco sei da veracidade”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo