Hoje estamos num processo de mudanças ou revolução do processo de gerenciamento empresarial por conta da pandemia (Covid 19), também, pelo avanço tecnológico e os novos conceitos de inovação, muito divulgados pela quarta Revolução Industrial.
Temos na atualidade grandes pensadores nos orientando a refletir sobre as empresas do futuro ou quem sabe… já do presente, vou citar o livro “A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL” escrito pelo prof. KLAUS SCHWAB que
é considerado um grande evangelizador ou pensador do futuro para as empresas e do seu principal agente de mudança, o ser HUMANO.
Na contra capa deste livro vou mencionar a colocação feita por ARTUR WICHMANN sobre o comentário de “ Jack Welch” uma vez afirmou que: “se a mudança no lado de fora de sua empresa for mais rápida que o lado de dentro, o fim está próximo”.
O livro do professor SCHWAB é uma contribuição valiosa na busca de uma maior compreensão desse processo (quarta revolução industrial). Você pode concordar com seus argumentos ou discordar deles. A única coisa que não pode fazer é ignorá-los.
Segundo o Sr. Daniel Runde – Forein Policy, também mencionado na contra capa do livro, ele escreve que “O Prof. Schwab não é um evangelizador tecnológico, na verdade ele é um humanista, tentando fazer que as tecnologias emergentes trabalhem para as pessoas”.
As empresas que na sua trajetória implantaram a gestão da qualidade com ensinamentos dos principais gurus considerados clássicos da gestão da qualidade como W. Edwards Deming , Kaoru Ishikauwa, Josef Juram e tantos outros também importantes. As empresas que adotaram na sua gestão o modelo do TQM (Total Quality Management) tem hoje uma cultura formada de conhecimento estruturada para implantação da Quarta Revolução Industrial.
A empresa que adotou a gestão da qualidade e seus executivos ou toda a liderança aplicaram os seus 14 princípios de gerenciamento e seguiram as diretrizes de Ishikawa nos seus pontos fundamentais de relacionamento com seus subordinados, trabalhando com grupos de melhoria, liderando comparticipação da sua equipe, hoje já possui grande parte dos requisitos necessários para o caminho da quarta revolução industrial.
O conjunto de certificações das normas ISO, todas oferecem as empresas e outras formas de acreditação têm por objetivo o olhar focado no cliente buscando cada vez mais a sua satisfação e fidelização (vamos lembrar do comandante ROLIM da antiga empresa TAM) Finalizando estamos realmente num momento de transição e não sabemos tudo o que acontecerá nos próximos meses ou ano, porém quem quiser manter seu emprego ou manter a sua empregabilidade deverá preocupar-se de montar a sua trilha de desenvolvimento profissional criar um plano “B “ou “C “, acreditar que tudo vai mudar e agora mais rápido e que devemos estar preparados para não ficarmos fora do mercado de trabalho e da sociedade.
Meus agradecimentos.
e-mail : keystone@keyconsult.com.br
Keystone Consultoria e Treiamento