O dia 23 de outubro marca o Dia Mundial da Deficiência de AADC (Deficiência da Descarboxilase de L-Aminoácidos Aromáticos), que busca promover a conscientização sobre essa desconhecida doença, seus sinais e sintomas. O Instituto Amor e Carinho, organização responsável por acolher e orientar os pacientes portadores da condição e suas famílias desenvolveu a campanha “Conhecimento é nosso beabá” com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito da doença, além de incentivar o diagnóstico precoce.
Para conhecer mais, visite o AADC Truck, um caminhão com uma boneca de pano gigante que ficará entre os dias 21 e 24 de outubro, em alguns shoppings em São Paulo. No Grande ABC é nesta quinta-feira, (21/10), das 10h às 22h: São Bernardo Plaza Shopping – Av. Rotary, 624 – Centro de São Bernardo do Campo.
No local, além da boneca de pano, um totem informativo em espaço aberto para visitação. No dia da conscientização sobre a doença, especialistas estarão presentes para esclarecer as dúvidas dos visitantes sobre a condição. Também serão distribuídas 300 bonequinhas aos que postarem fotos da ação nas redes sociais. A boneca representa um dos sinais da doença, a hipotonia (moleza e flacidez muscular) e é uma forma delicada de abordar a deficiência de AADC, uma doença devastadora.
A deficiência de descarboxilase de L-aminoácidos aromáticos é uma doença genética, rara e que apresenta sintomas desde os primeiros meses de vida, entretanto, o seu diagnóstico é tardio, pois além dos sintomas serem facilmente confundidos com os de outras doenças, a patologia é pouco conhecida.