EconomiaHomeSão Caetano do Sul

Metalúrgicos da GM fazem acordo parcial

General Motors e Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul-SP fazem acordo parcial em audiência

A General Motors do Brasil e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano estiveram presentes, nesta sexta-feira (8), em audiência de conciliação.

A audiência foi para discutir o Dissídio Coletivo de Greve. O julgamento ficou marcado para a próxima quarta-feira (13), às 15h,no TRT da 2ª Região.

Entretanto, o  encontro resultou em acordo parcial, na qual as partes concordaram com um reajuste de 10,42% a partir de 1/9/2021 sobre os salários praticados na data imediatamente anterior.

O mesmo índice será aplicado aos valores de vale-transporte e refeição e para o piso salarial. Como tem efeito retroativo, as diferenças geradas pelo reajuste serão pagas até o dia 18/10.

As partes pactuaram também pela manutenção das cláusulas do acordo coletivo anterior que não estão sob disputa e pela antecipação do pagamento de metade do 13º salário de 2022 para fevereiro do próximo ano.

Portanto, a GM concordou ainda com o retorno de um modelo de progressão salarial de seis em seis meses.

O sindicato e a organização seguem discordando sobre uma cláusula de desconto de contribuição sindical na folha de pagamento.

A montadora defende a autorização expressa e prévia de todos os empregados, mas a entidade sindical entende que o desconto já é possível com a aprovação em assembleia.

Além disso, o valor do vale-alimentação e a aplicação de garantias a empregados acometidos por doenças com relação indireta com a atividade laboral também foram objetos de discordância.

Os trabalhadores se reunirão em assembleias na próxima quarta-feira (13), às 6 e às 15h, para deliberar sobre o retorno ao trabalho.

A empresa se comprometeu a não descontar dias parados dos salários, nem exigir reposição das horas.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo