É fato que queremos o melhor para os nossos filhos. Antes mesmo de seu nascimento, já pensamos em como iremos mobiliar o quarto, quais roupinhas comprar e os utensílios necessários para que o tão esperado rebento chegue com todo conforto possível. Mas você já parou para pensar na importância que a educação financeira terá para eles? Reservar um valor todo mês para seus estudos no futuro, ou mesmo para começar um negócio próprio pode fazer toda a diferença em suas vidas, além é claro de ensinar como funciona o mundo das finanças e qual o papel do dinheiro. Começar desde cedo a pensar nesse tema trará tranquilidade e grandes oportunidades para você.
Existem diversos instrumentos no mercado para auxiliar na educação financeira dos filhos. Para os menores, a ideia do cofrinho ainda é bastante efetiva, pois dará a percepção à criança do esforço em acumular recursos para a compra do brinquedo que tanto deseja. Para os maiores, podemos utilizar o conceito da mesada. Seu principal papel é de educar os filhos a fazer boas escolhas, e a ensinar a importância de equilibrar entradas e saídas de recursos para priorizar a compra de determinado item.
A saúde financeira dos adultos que eles irão se tornar vai depender dos valores e ensinamentos que nós, pais, iremos transmitir a eles desde pequenos. É fundamental que comecemos a dedicar mais tempo ao assunto, conversar mais sobre dinheiro em família e contar com profissionais competentes para que nossas finanças sejam um exemplo positivo para nossos filhos. Até breve.
Vitor Capelozza <vitorncapelozza@gmail.com>