Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesGeralHomePolíticaSão Bernardo do Campo

Prefeitura de São Bernardo fortalece ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Objetivo da campanha, realizada nacionalmente, é sensibilizar e alertar a população sobre a importância do debate sobre o suicídio e suas causas

Em alusão ao setembro amarelo, a Prefeitura de São Bernardo preparou ao longo do mês uma série de atividades para fortalecer as ações de Saúde Mental, com foco na prevenção ao suicídio. O objetivo da campanha, realizada nacionalmente, é sensibilizar e alertar a população sobre a importância do debate sobre o suicídio e suas causas, especialmente, neste momento de pandemia, em que os transtornos mentais estão afetando mais as pessoas, de diversas maneiras.

Entre a programação do mês, está o II Simpósio de Prevenção ao Suicídio, no dia 23, de forma online, das 9h às 12h, com transmissão pelo site (even3.com.br/setembroamarelo2) e inscrição gratuita para todos os interessados. Os demais eventos estão disponíveis no mesmo portal e contemplam ainda o I Seminário de Vigilância em Saúde, no dia 15, além de palestras sobre a temática da campanha, nos dias 2, 14 e 16.

Para reforçar o cronograma, os nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) promovem ao longo do mês uma série de atividades integrativas e de sensibilização junto ao público atendido nas unidades, como a distribuição de laços amarelos, projeções de vídeos, oficinas, rodas de conversas, entre outras.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, todas estas atividades são fundamentais para a prevenção do suicídio e estão presentes no tratamento de Saúde Mental do município durante todo o ano. “Temos profissionais muito competentes na nossa rede de Saúde Mental e somos referência na região no tratamento destes pacientes”, declarou.

 

ONDE PROCURAR TRATAMENTO – Atualmente, a cidade conta com nove Centros de Atenção Psicossocial (Caps III Alvarenga, Caps III Álcool e Drogas Alvarenga, Caps III Álcool e Drogas Centro, Caps III Álcool e Drogas Infanto-juvenil, Caps III Centro, Caps III Silvina, Caps Infantil, Caps III Rudge Ramos e Caps Farina), além de oito casas terapêuticas e o Pronto Atendimento Psiquiátrico, com funcionamento 24h. Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) também possuem atendimentos psicológicos e atendimento psiquiátrico, através de matriciamento, realizado por médicos generalistas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo