Mercedes-Benz do Brasil celebra 30 anos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Em um ano muito especial de marcos históricos para a Mercedes-Benz do Brasil, que chega a 65 anos de atividades, a Empresa também registra 30 anos do seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico de caminhões e ônibus.
Em um ano muito especial de marcos históricos para a Mercedes-Benz do Brasil, que chega a 65 anos de atividades, a Empresa também registra 30 anos do seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico de caminhões e ônibus. Localizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), ele foi inaugurado no dia 29 de agosto de 1991. Trata-se do maior do segmento de veículos comerciais no Brasil e na América Latina e, também, o maior da Daimler fora da Alemanha para caminhões e ônibus da marca.
Graças ao forte e atuante papel do CDT, juntamente com as demais áreas da Empresa, a Mercedes-Benz do Brasil se estabeleceu como um player global do Grupo Daimler para desenvolvimento de caminhões, chassis de ônibus e powertrain (agregados). De suas linhas de produção saem veículos para os clientes brasileiros e de vários outros países da América Latina e outros continentes, que atendem às legislações e especificidades de cada mercado, com a qualidade da marca Mercedes-Benz.
“O CDT traz em sua essência o DNA de pioneirismo e inovação da nossa marca, oferecendo soluções para o transporte de cargas e passageiros e indicando tendências de mercado”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Com uma estrutura moderna e com 563 colaboradores, entre engenheiros, técnicos e especialistas, o CDT é motivo de orgulho para a Companhia e um legado para a Engenharia brasileira. Aqui, pessoas e tecnologias estão a serviço da mobilidade, sustentabilidade e do ecossistema do transporte responsável, para hoje e para o futuro da sociedade”.
O planejamento e a construção do CDT representaram a consolidação e a própria evolução das atividades de desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. Este trabalho foi iniciado muito tempo antes, em 1963, com a implantação da Engenharia de Produtos, dedicada a caminhões, chassis de ônibus e powertrain. No ano de 1970, foi criada a área de Engenharia Experimental para veículos, motores e componentes. Com o CDT, em 1991, houve um agrupamento das diversas equipes e a centralização das atividades num mesmo local.