CulturaHomeSão Caetano do Sul

Tite Campanella entrega a Fundação das Artes revitalizada

Evento no último sábado (28) contou com a presença do ator Marcos Frota, que foi professor na instituição

 

Com a presença do ator e ex-professor da instituição, Marcos Frota, e do prefeito Tite Campanella, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul reabriu suas portas à comunidade no último sábado (28).

Em primeiro lugar, entregando uma estrutura revitalizada com moderno sistema acústico, obras de acessibilidade e segurança.

As aulas presenciais estão sendo retomadas de forma gradual e com todos os cuidados necessários.

Global

No entanto, Marcos Frota revelou a emoção de retornar à Fundação, onde iniciou suas atividades.

Certamente, “Comecei a chorar quando entrei na Avenida Goiás. Pela Fundação das Artes, passa tudo o que aprendi, desenvolvi e amadureci. Aqui tive a oportunidade de olhar para mim mesmo, experimentei o que é o ofício do ator. A Fundação permite a pesquisa, o aprendizado, é o local onde o artista pode se arriscar”, relembrou o ator, que foi professor de Artes Visuais na instituição de 1979 a 1983, até sua saída para estrear a novela Vereda Tropical, da TV Globo.

Circo

Durante o tempo em que deu aulas, o ator afirma que aprendeu muito do que hoje aplica.

Na função de professor, você assume outra responsabilidade, precisa ser referência, estudar, pesquisar. E hoje, eu dirijo um programa de educação chamado Universidade do Circo, com 1.500 alunos. É a união da arte e da educação, de tudo o que vivi aqui. Quantas vezes fiquei na Fundação vendo concertos, exposições de artes plásticas, saraus de poesia, peças de teatro infantil”, conta Marcos Frota, que foi homenageado por ser incentivador da instituição.

Prefeito

O prefeito Tite Campanella reforça o papel da Fundação na formação dos cidadãos.

Portanto, “Esse conceito que São Caetano do Sul tem sobre a formação integral do cidadão é algo que precisa continuar norteando nossas ações. Não é fácil fazer cultura no Brasil, mas a gente contribui com um equipamento inigualável, que nenhuma outra cidade tem no País, que é a Fundação das Artes. Não apenas para formar artistas, mas para serem melhores homens e mulheres”, afirmou o prefeito, que foi aluno de flauta na instituição, aos oito anos.
Revitalização

Além disso a diretora da instituição, Ana Paula Demambro, afirmou que a revitalização deu origem a uma nova Fundação das Artes, que é acústica, bem equipada, acessível e inclusiva.

Obras

Da mesma forma, “Em 2017, iniciamos esse ciclo gestor com foco total no desenvolvimento. O resultado é notável, com a entrega de estruturas renovadas que foram executadas durante a pandemia”, disse. As obras foram agrupadas em três categorias:  acessibilidade, acústica e segurança.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo