ArtigoHome

NOMADISMO DIGITAL

Há nômades digitais também na advocacia?

Dr. Paulo Hoffman

paulo@paulohoffmanadvogados.com.br

 

Nômades digitais são pessoas que precisam, constantemente, de mudança de local para conseguir “sobreviver” à necessidade do mundo digital atual. Com a pandemia e a necessidade de rápida adaptação ao mundo digital, muitos se viram desamparados e despreparados.

No que se refere ao mundo jurídico, nômades digitais, na maioria das vezes, são os advogados autônomos que não possuem um ambiente fixo de trabalho. Nesse caso, basta acesso à internet para que possam executar suas atividades de qualquer lugar, e para isso utilizam alguns espaços, como os coworkings e até cafeterias.

Os coworkings já eram de muita valia antes da pandemia, mas, atualmente, tornaram-se essenciais para a retomada da nova forma de trabalho, ou seja, são espaços compartilhados criados para pessoas que não desejam montar um espaço físico com grandes despesas. Outro benefício desse espaço compartilhado seria o networking, tendo em vista que se tem contato com pessoas de várias áreas, o que pode proporcionar uma troca de serviços muito valiosa. A um só tempo, tranquilidade e flexibilidade, mas num espaço reservado, seu próprio escritório, sem desperdício.

Engana-se quem ainda vê neste modelo de escritório, algo único para “startups” ou para grandes empresas. Na verdade, há espaço para todo tipo e tamanho de empresa, e até mesmo para profissionais liberais, pois com um único pagamento mensal o usuário poderá utilizar toda a infraestrutura de um grande escritório, no local que melhor lhe atender.

O mundo digital abre a possibilidade que dados sejam acessados e tratados de qualquer lugar do mundo, daí porque não há a necessidade de se deslocar a um ambiente específico para desenvolver suas atividades e o desenvolvimento tecnológico é uma realidade em todas as áreas e a atividade jurídica não poderia ficar de fora.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo