ArtigoHome

SERÁ QUE PODEMOS CONTROLAR NOSSOS SENTIMENTOS?

Thais Negrão

Acredito  que muita gente, de imediato, responderá que não podemos controlar nossos sentimentos; sentimos o que sentimos e pronto!

As pessoas sentem raiva quanto são contrariadas, sentem ódio quando são punidas injustamente, sentem tristeza pelos atos dos outros, sentem alegria, muitas vezes sem perceberem de onde vem. Sentimentos são assim; surgem aparentemente do nada e somem sem que percebamos.

Se partirmos da premissa de que podemos controlar nossos pensamentos e sabendo que nossos sentimentos se originam de nossos pensamentos, logo, podemos dizer que podemos ,sim, controlar nossos sentimentos. Por exemplo: uma pessoa sente antipatia por outra, sem motivo. Se ela parar para pensar sobre o motivo, talvez chegará a concluir que, na verdade não há. A raiva e o ódio são sentimentos destrutivos e catastróficos para nossa saúde física, mental e energética. Quantas vezes ao dia, nos pegamos irados com qualquer motivo ínfimo, principalmente em lugares públicos, por não termos mais paciência com os atos das pessoas. Realmente está difícil! Porém, se começarmos a treinar nossos pensamentos em nosso benefício, nossos sentimentos serão mais generosos, para nós e para as outras pessoas. Se o farol fechou, o outro me cortou, o motoqueiro me assustou, o motorista da frente está lento na esquerda, barbaridades acontecendo a todo momento ao seu redor ( e continuará), sejamos diferentes! Vamos respirar fundo, treinar nosso pensamento,analisar a questão e agir da melhor forma, para sairmos ilesos da situação de perigo que o estresse nos coloca todos os dias, praticamente.

E como se treina pensamentos? Ficando atento ao que se diz e se pensa, assumindo a responsabilidade sobre seus atos e pensamentos.

Trocando frases como: “você me magoa”  por  “eu me magoo por causa das coisas que penso sobre sua reação para comigo”. ” Você me entristece ” por  ” me entristeci ao dar valor às suas palavras a meu respeito”.

Em fim, se prestarmos atenção aos nossos pensamentos, teremos chance de nos sentirmos melhores e mais felizes.

 

Inspirada no livro : SEUS PONTOS FRACOS ( Dr. Wayne W. Dyer)

 

Thais Negrão

thaisnegrao@yahoo.com.br

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo