GCM de São Bernardo completa 22 anos
O prefeito Orlando Morando presta homenagem à corporação em cerimônia realizada no Teatro Lauro Gomes, com entrega de certificado para guardas municipais que se destacaram no último mês
A Guarda Civil Municipal de São Bernardo completou 22 anos de fundação nesta quinta-feira (12/08).
Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, promoveu cerimônia de homenagem aos profissionais que integram a corporação, nas dependências do Teatro Lauro Gomes.
Na oportunidade, o prefeito Orlando Morando entregou honrarias aos guardas municipais que se destacaram em suas atividades no último mês de julho.
Além disso, considerada a segunda maior Guarda Civil Municipal do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da Capital, a GCM de São Bernardo foi criada pela Lei Complementar 01, de 12 de agosto de 1999, durante a gestão do então prefeito Maurício Soares.
Entretanto, composta atualmente por 839 profissionais, a corporação tem sido referência nacional graças à eficiência de suas políticas públicas e programas consolidados na cidade, tais como o Noite Tranquila e Parada Segura.
Certamente, “A GCM de São Bernardo é um patrimônio da nossa cidade. Com a coragem e dedicação de seus profissionais, a corporação tem desempenhado ao longo da sua história um belíssimo trabalho. E nossa gestão reconhece a importância desses profissionais. Por isso, não tem medido esforços para investir na modernização da sua infraestrutura e na valorização de seus agentes, que merecem nossa admiração e nosso respeito”, destacou o chefe do Executivo.
Em seu discurso, o prefeito elencou alguns dos investimentos destinados a GCM durante os últimos quatro anos, tais como a renovação da frota da corporação, compra de novas armas, instituição de plano de carreira, equiparação salarial com a Polícia Militar, formatura de novos GCMs e a entrega de 14 equipamentos de segurança, entre inspetorias e novas bases.
HOMENAGEM
Portanto, durante a cerimônia de aniversário, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para prestar homenagem para guardas municipais que se destacaram em suas atividades no mês de julho.
No entanto, a iniciativa, instituída pelo prefeito Orlando Morando, tem o objetivo de reconhecer e estimular o bom o trabalho dos profissionais.
No entanto, na categoria “GCM do Mês”, o homenageado foi o 1ª Classe Helton Tadeu Mammana, que foi escolhido por seus companheiros de corporação. Já na Ocorrência do Mês, os contemplados foram os guardas municipais 2ª Classe:
Wilson Moreira Rodrigues, Maria Luiza Silva Santos, Daniel Takeshita Fortunato, Nilton de Souza e Freitas, Paulo Sergio Monteiro e William Antonieto da Silva. O grupo auxiliou na prisão de grupo de motociclistas responsáveis por arrastões em pontos de ônibus da cidade.
Acima de tudo, “Reconhecer nossos agentes é o mínimo que podemos fazer. Os profissionais da Guarda Civil Municipal fazem parte da história de São Bernardo. Uma corporação formada por homens e mulheres que saem todos os dias das suas casas para garantir a segurança de todos nós.
É graças ao trabalho desses heróis que temos conseguido levar mais qualidade de vida para nossa população”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.
Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC