Estou trocando meus hábitos . Dormindo tarde e acordando cedo para poder acompanhar os jogos olímpicos , que com as dificuldades devido a pandemia impuseram várias mudanças para os organizadores e para os atletas. Mas também temos a oportunidade de acompanhar muitos esportes pela tv .
A abertura dos jogos trouxe o retorno de Naomi Osaka as noticias esportivas ao acender a pira olímpica . Isso após ela sair de uma importante competição por motivos emocionais. Agora presenciamos o abandono da estrela da ginástica artística Simone Biles na olimpíada , por motivos de saúde mental. Pergunta-se : até onde a cobrança atinge os atletas ? Quanto é difícil o diagnóstico e tratamento ?
As declarações de Biles e as de Osaka mudam totalmente a percepção de que os atletas são máquinas, que sempre têm que vencer NA CHEGADA e estar no podium de cada competição. Nesta primeira semana o destaque, lógico , vem das medalhas de ouro do Italo Ferreira no surfe , Kelvin Hoefler e a Rayssa Leal no skate, ambos com prata, na estreia desses esportes nas olimpíadas .
Acredito que vem mais ! Vamos ficar na torcida ! E que todos os atletas participem como a Rayssa, que depois de ganhar sua medalha disse com naturalidade ” que estava apenas se divertindo “.