É fato que o mundo mudou e continuará mudando pós pandemia da COVID-19. Novas formas de trabalho serão consolidadas, novos modelos de negócio serão construídos e principalmente nossos valores ficarão mais claros e estabeleceremos outras prioridades para nossa vida. Fica evidente que a atenção às finanças pessoais se torna essencial, pois com os solavancos dos mercados financeiros e da economia, quem estiver mais preparado irá sofrer menos e conseguirá colocar em prática planos e projetos independentemente do cenário.
Nunca na história recente ficou tão claro a necessidade de estar com as finanças equilibradas para enfrentar momentos de turbulência como o que estamos passando agora. Pessoas que negligenciavam suas contas estão enfrentando mais dificuldades em relação àquelas que se planejaram e consideravam em seu plano momentos de crise.
Acredito que o primeiro ponto de destaque em relação ao planejamento das finanças é a necessidade da construção de uma reserva para momentos de dificuldade. A reserva de emergência é fundamental para que você tenha fôlego financeiro diante de imprevistos.
Aproveite o momento para rever planos, gastos e principalmente a forma como está lidando com seu dinheiro. Reveja seus gastos mensais e estabeleça metas para que consiga colocar em prática sonhos e projetos que estejam de fato alinhados com o que acredita. Com conhecimento, planejamento e dedicação conseguiremos enfrentar novas crises sem que nosso bem-estar seja comprometido. Até breve.