Escolas de São Caetano retornam às aulas presenciais
O retorno presencial na rede municipal de Ensino de São Caetano, está programado para a próxima terça-feira.. Mas os alunos podem permanecer com as aulas online em casa. Aqueles que optarem por voltar à sala de aula encontrarão a escola preparada para recebê-los com todo o cuidado necessário à prevenção da covid-19 e, também, com otimismo e alegria.
Escolas de São Caetano retornam às aulas presenciais com atenção à saúde física e mental
A rede municipal de ensino de São Caetano, retoma as aulas presenciais na próxima terça-feira (3), com os grupos 4 e 5 da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e com a EJA (Educação de Jovens e Adultos), ainda mais seguindo o cronograma de retorno escalonado definido pela Secretaria de Educação.
De acordo com no dia 9 de agosto também retornam presencialmente os alunos do Grupo 3 (3 anos de idade). “Em breve será divulgado o calendário de retorno presencial dos demais segmentos”, informa o secretário municipal de Educação, Fabricio Coutinho de Faria.
Sendo assim o retorno presencial não é obrigatório. Os alunos podem permanecer com as aulas online em casa. Além disso mas aqueles que optarem por voltar à sala de aula encontrarão a escola preparada para recebê-los; com todo o cuidado necessário à prevenção da covid-19 e, também, com otimismo e alegria.
Mensagens de esperança espalhadas pelas salas, atividades lúdicas para divertir com segurança; e espaços de acolhimento a dúvidas e medos foram planejados para receber as crianças.
“Notamos que vários alunos que retornaram presencialmente em junho e julho chegaram ansiosos e temerosos. Decidimos, então, continuar recebendo as crianças com os cuidados necessários, mas, também, com mais leveza”, conta a educadora Marselli Borges de Oliveira Gonçalves, vice-diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Luiz Olinto Tortorello, no Bairro Cerâmica.
Nessa escola, por exemplo, as fitas de segurança isolando as carteiras que não podem se ocupadas (para garantir o distanciamento entre os alunos); enfim foram substituídas por cartões com mensagens positivas. Contudo em vez de um opressivo “xis” nas carteiras, os alunos encontrarão frases como “Seja feliz”.
Afinal na hora do intervalo, serão propostas brincadeiras populares (como “estátua” ou bambolê), que possam entreter e estimular a socialização preservando o distanciamento entre as crianças.