Ação SocialDiademaGeralHomeSaúde

Diadema promove ação “Você sem Hepatites” para estimular diagnóstico no Julho Amarelo

Hoje (28/07) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Diadema aproveita a data para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce

O Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais de Diadema, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde e o Quarteirão da Saúde, promoveu ao longo desse mês uma ação educativa chamada “Você sem Hepatites”, para incentivar o diagnóstico e o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do “Julho Amarelo”, mês que marca a Campanha Mundial de Conscientização sobre as Hepatites Virais.

A hepatite pode ser definida como uma infecção que atinge o fígado; causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas ou doenças autoimunes, metabólicas e genéticas e que pode ocasionar alterações leves, moderadas ou graves. E, quando surge, pode apresentar os seguintes sintomas: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

É importante lembrar que diante de qualquer sintoma é necessário fazer o teste, pois muitas pessoas que possuem a doença podem não saber, já que na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas”, explicou Alexandre Yamaçake, coordenador do Programa de IST/Aids e Hepatites.

De acordo com os dados parciais do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais,em Diadema; as hepatites mais comuns sao causadas pelos vírus A, B e C, seguindo a mesma tendência do registrado no país. A evolução da doença pode variar de acordo com o tipo de vírus. Sendo assim nos tipos A e E, por apresentarem formas agudas da doença, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus do organismo. Já nos tipos B, C e D, por apresentar as formas agudas e crônicas da infecção; a doença pode persistir no organismo por mais de seis meses.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo