Crescimento nas alturas
Empresa de Tecnologia em nuvem do ABC paulista prevê crescer 85% em 2021
Já imaginou crescer 145% em plena crise mundial causada pela pandemia do novo Coronavírus? A empresa de tecnologia em nuvem :upd8, especialista em migração de dados de alta complexidade, também não imaginava, mas viu seus números subirem como nuvens em 2020, com tendência de crescimento para 2021 de 85%.
O fato é que praticamente o mundo inteiro passou a utilizar cloud computing ou computação em nuvem, mesmo que sem saber. Plataformas educacionais, comércio eletrônico, aplicativos de entrega, serviços de streaming foram alguns dos segmentos mais utilizados.
Segundo o especialista em TI e cofundador da :upd8 Fernando Falaschi, as empresas de praticamente todos os tamanhos e áreas de atuação tiveram que antecipar projetos de transformação digital de seus negócios por conta do trabalho remoto e isolamento social. “A transferência de dados e aplicações para nuvem ofereceram mobilidade para que as companhias pudessem dar continuidade às suas operações. É um caminho sem volta e com certeza quem investiu em transformação digital, saiu na frente. Consequentemente, as consultorias especializadas em migração, implementação, gerenciamento e sustentação para a nuvem como a :upd8, também cresceram nessa proporção”, comentou Falaschi.
O Gartner, líder em pesquisas do setor, já previa antes da pandemia um crescimento de 55% do mercado em nuvem entre 2020 e 2022. O Fórum Econômico Mundial apontou que 72% das empresas ao redor do mundo terão adotado algum serviço cloud até o final de 2022. Já o Forrester, outro instituto de pesquisa, estima que em 2021 o mercado crescerá 35%, sendo que 60% das empresas estarão em nuvens públicas, e 25% do desenvolvimento de software será serverless (modelo que transforma a infraestrutura em custo variável na nuvem).
Não é por acaso que o setor de computação em nuvem é um dos mais promissores da economia mundial; os resultados positivos desse mercado vão desde a redução de custos e prazos, à maior agilidade na entrega de projetos e segurança nos dados. Na :upd8 os segmentos de atuação que mais geraram demanda pelos serviços em nuvem com resultados positivos foram os de Logística e Varejo em geral, com destaque ao setor farmacêutico.
Acima de tudo a Profarma Specialty, companhia líder do país com soluções integradas em Distribuição; Farmácia de Especialidades e Suporte ao Paciente, saiu à frente no setor com resultados muito positivos. “A migração de todo o nosso ambiente produtivo para a nuvem foi estratégica em nosso plano de redução da indisponibilidade, com foco no negócio, no crescimento e na aceleração da entrega de projetos. Contudo os serviços da AWS Cloud nos permitiram elevar a disponibilidade para mais de 99%; e reduzir de forma significativa o nosso tempo de entrega de projetos, devido à elasticidade e estabilidade. Encontramos na :upd8 o parceiro estratégico para efetuar toda a migração de nosso ambiente para nuvem e hoje nos apoia em toda a sustentação desse ambiente”, explicou o gerente de TI da Profarma Specialty, Douglas Machado.
Enfim no que depender também da movimentação do setor de e-commerce no Brasil, a demanda pelos serviços de computação em nuvem seguirão em alta. Ainda mais a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM); aponta que o faturamento do setor cresceu 56,8% no ano de 2020, atingindo a marca de R$41,92 bilhões. Além disso o número de transações on-line teve um salto significativo de 67,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões no primeiro semestre de 2020.
Afinal se no início da pandemia a :upd8 não previa o crescimento vertiginoso, a expectativa para 2021 continua em alta. “Nossa projeção é de um crescimento de 85% em relação a 2020, considerando a receita recorrente”, destacou Fernando Falaschi.