ArtigoHome

Fazei sentar as pessoas

Piedade Coelho

A Palavra de Deus continua nos fortalecendo nesse tempo de pandemia. Amanhã 17º domingo do Tempo Comum, a liturgia nos oferece os seguintes textos sagrados; 2 Reis 4,42-44; Salmo 144(145); Efésios 4,1-6; João 6,1-15. Tome sua Bíblia e leia as citações indicadas. Feita a leitura, reflito com você.
No último domingo, Jesus convida seus apóstolos para um breve retiro e descanso, porém, as pessoas formando uma aglomeração, vão a pé aguardar Jesus na outra margem do lago antes da chegada dos apóstolos acompanhado do Mestre. Amanhã o evangelho nos apresenta uma nova cena de Jesus com seus discípulos: Ele sobe ao monte com seus discípulos. Estava próxima a festa da Páscoa. Quando Jesus levanta os olhos para contemplar e vê a multidão, preocupa-se e diz a Filipe, “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer? ” Na verdade, era um teste para checar a intensidade de compaixão dos discípulos. Pedro encontra na multidão um menino com cinco pães e dois peixes. Jesus abençoa os pães e os peixes; pede para a multidão faminta sentar-se e distribui pão e peixe para todos.
Ao final da refeição Jesus pede para recolherem os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Diante desse milagre os saciados exclamavam; “Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Ao final, o texto nos conta que ao notar que queriam fazê-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
A pergunta que faço ao ler este texto e meditá-lo, qual dos participantes sou eu nos dias atuais? Filipe preocupado com o pouco dinheiro? Pedro que busca encontrar na multidão um portador de talentos para o momento vivido? O menino que silenciosamente guarda consigo seus talentos, e nunca imaginou que ao entregá-los a Jesus, poderão ser multiplicados e beneficiará multidões? Somente a experiência pessoal com Jesus poderá responder. Tenhamos a coragem de seguir Jesus, certamente não nos faltará o básico para cumprirmos nossa adesão a seu chamamento.
Boa  semana. Shalom!
piedadecoelho@ig.com.br
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo