Início da temporada das baleias no litoral brasileiro: projetos patrocinados pela Petrobras intensificam pesquisas
Pesquisadores dos projetos Baleia Jubarte e ProFranca atuarão em cruzeiros de observação ao longo da costa
Começa este mês a temporada das baleias no litoral brasileiro e os projetos Baleia Jubarte e ProFranca, patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, intensificarão as pesquisas e os cruzeiros de observação, para monitorar e identificar estes animais.
As espécies Jubarte e Franca migram para as águas quentes da costa brasileira para reprodução, de julho a novembro.Mas os pesquisadores ressaltam que, este ano, algumas chegaram mais cedo.
“Nos últimos anos observamos essa mudança de comportamento, mas 2021 surpreendeu: em abril já avistamos as primeiras baleias jubartes. Isso pode ser reflexo do crescimento da população ou efeito de mudanças climáticas, mas ainda é cedo para saber”, comenta o médico veterinário Milton Marcondes, do Projeto Baleia Jubarte. “Estamos acompanhando a chegada delas e, hoje, já temos a presença de jubartes desde o Rio Grande do Sul até a Bahia; e verificamos um aumento de encalhe para esta época do ano”, diz.
O Baleia Jubarte já iniciou o trabalho de pesquisa e, para este ano; instalou um gravador acústico subaquático autônomo que ficará por semanas gravando o som das baleias; assim, será possível registar o canto das baleias ao chegarem em Abrolhos, área com maior concentração de jubartes.
Enfim em 2020, o projeto percorreu por lá cerca de 798,8 milhas náuticas durante 23 dias. Neste período, foram registrados 171 grupos. Ao todo, 433 baleias, dos quais 76 eram filhotes.