Bauru, no interior de SP, registrou a menor temperatura do ano quando os termômetros do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp marcaram 3°C às 7h05.
Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, do IPMet, a massa de ar frio que provoca a queda das temperaturas que começou a ser sentido no fim da tarde deste domingo (18).
Porém, consegui passar pela Cordilheira dos Andes, atingiu a Argentina no sábado (17) e o Rio Grande do Sul neste domingo, quando começou a altear as condições no interior paulista.
Certamente, “Essas alterações já começaram a aparecer no domingo pelo tamanho da massa de ar frio e pela sua proximidade com o estado de São Paulo”, explica Figueiredo.
Segundo o especialista, as temperaturas que caíram bastante nesta manhã, terão seu pico de mínimas nesta terça-feira (20).
Apesar do frio, as alterações não devem mexer com o regime de chuvas.
Na frente fria que atingiu o centro-oeste paulista no fim de junho, cidades da região registraram as temperaturas mais baixas do ano na manhã do dia 30.
Além disso, em Pedrinhas Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã, a temperatura ficou na casa do 0°C. Houve registro de geada, principalmente na zona rural. Em Ourinhos, a temperatura chegou a 1,1°C às 8h.