Grande ABC prepara plano de ação para desenvolver políticas públicas regionais consorciadas
Encontro faz parte do Projeto Articuladores Regionais, desenvolvido por Sebrae e FGV com apoio do Consórcio ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, na quinta-feira (15/7), do encontro de formulação do plano de ação do Projeto Articuladores Regionais, desenvolvido pelo Serviço Apoio As Micros Empresas São Paulo (Sebrae) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com apoio da entidade regional.
Além disso o evento ocorreu no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André. De acordo com representando o colegiado de prefeitos do Grande ABC, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, classificou o momento atual como desafiador e ressaltou a importância da união dos sete municípios para superar os efeitos da pandemia.
“O Consórcio é uma ferramenta reconhecida no Brasil e no mundo como exemplo no desenvolvimento de políticas públicas que dão resultado. Ainda mais o pós-pandemia será muito desafiador, mas os sete prefeitos estão entusiasmados e contam com o Consórcio como uma ferramenta fundamental para a nossa região”, afirmou.
O prefeito também destacou ainda os investimentos do Governo Federal em mobilidade urbana recebidos por Rio Grande da Serra; e a construção pelo Governo do Estado do acesso do Complexo Jacu-Pêssego, em Mauá, ao Rodoanel; ainda mais articulados por meio do órgão que representa a união das sete prefeituras da região.
Enfim o encontro integrou o Projeto Articuladores Regionais e o Programa Consórcio Empreendedor. Ainda mais representantes das sete cidades tiveram acesso a detalhes do plano de ação desenhado pelas equipes do Sebrae e da FGV; produzido com o objetivo de contemplar principais desafios apontados pelos principais atores da região no primeiro evento da iniciativa, realizado em 20 de maio; quando foi apresentado um mapeamento técnico com os principais indicadores da região.
O evento validou e customizou o plano de ação conforme as impressões dos atores regionais; em quatro eixos temáticos: inclusão produtiva, compras públicas, ainda mais desburocratização e governança.
Afinal o Programa Consórcio Empreendedor vai oferecer aos municípios uma série de produtos para o planejamento e execução de políticas públicas.