Plano de Mobilidade Urbana de Santo André entra na fase de pesquisas de campo com a população
Estudo definirá parâmetros para as políticas públicas nesta área para os próximos anos
A construção do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Santo André, que integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), está em andamento. Ainda mais a consolidação deste plano servirá como balizador das políticas públicas para a pauta em questão, seja no transporte público, na fluidez do trânsito e na circulação de pessoas de um modo geral, além disso dos investimentos que estão em andamento e que serão executados futuramente na cidade.
“A nossa cidade tem um papel fundamental e é estratégica do ponto de vista econômico e da mobilidade. Contudo somos um importante corredor viário para o transporte de cargas e isso faz com que sejamos protagonistas regionais no desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a mobilidade e a vida das pessoas. Sendo assim em Santo André importantes obras viárias saíram do papel, como a duplicação do viaduto Adib Chammas, o complexo Santa Teresinha, além da construção de corredores de ônibus”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Acima de tudo a primeira etapa do PMU, denominada Pesquisa Origem e Destino; está em andamento e realizada por meio de entrevistas com 3.000 munícipes em seus domicílios; e que servem para identificar as características das viagens realizadas diariamente, os meios de transporte utilizados; sejam motorizados ou não. Além disso das informações necessárias para a caracterização das viagens; deverão ser obtidas informações a respeito das condições socioeconômicas das pessoas; para permitir a verificação da representatividade da amostra e para a modelagem da demanda.
De acordo com nesta quarta-feira (14) os pesquisadores entram em uma nova etapa do plano; desta vez será a Pesquisa de Transferência em Terminais, que aconteceram em dois locais; na estação Prefeito Celso Daniel da CPTM e no Terminal Oeste da EMTU, ambos na região central. Já na quinta-feira (15) a pesquisa denominada Cargas Perigosas vai mapear cinco cruzamentos da cidade durante todo o dia, para aferir a quantidade de caminhões que circulam nos locais, quantidade de eixos, horários de circulação e tipo de carga transportada.
Diagnóstico –
Enfim o PMU vai construir um mapeamento e diagnóstico da situação atual da mobilidade urbana de Santo André; dentro do contexto urbano da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Este prognóstico balizará as ações no curto (5 anos), médio (15 anos) e longo prazos (25 anos); promovendo propostas para melhoria das condições de circulação de pessoas e de cargas; bem como a integração entre os diferentes modos de transporte (sistemas urbanos de transporte público, pedestres, cicloviário, metroferroviário, distribuição de carga).
Ainda mais a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André firmou contrato em janeiro deste ano entre o município e a empresa Oficina – Engenheiros Consultores Associados LTDA. A contratação tem vigência de 24 meses; e se refere à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do Programa de Mobilidade Sustentável de Santo André. Além disso a proposta integra o pacote de exigências do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que financia obras e projetos de mobilidade em Santo André.
Por fim o projeto integral financiado pelo BID abrange ainda a duplicação do viaduto Antonio Adib Chammas (já entregue); a obra do Complexo Viário Santa Teresinha; ainda mais e a qualificação e construção de quatro quilômetros de corredores municipais de transporte.