Patrulhamento de SBC interrompe desmatamento em área de proteção ambiental
Flagrante de construção irregular ocorreu nesta quarta-feira (14/07) durante sobrevoo de rotina nas proximidades da Represa Billings
A Guarda Ambiental de São Bernardo interrompeu nesta quarta-feira (14/07) ação de desmatamento e construção irregular de moradia em área de proteção ambiental, próximo a Represa Billings. De acordo com os crimes flagrados durante patrulhamento aéreo de rotina realizado pelas equipes da corporação, na região da Vila Jurubatuba. Materiais utilizados na obra, incluindo um trator e uma embarcação apreendidos.
Segundo os guardas ambientais, após o patrulhamento aéreo identificar os crimes, profissionais de campo da corporação foram até o local indicado, situado em área de difícil acesso, próximo à Rua Vale Fundo, onde foi constatada a construção irregular em terreno de 270 metros quadrados. Para acessar o local, os agentes fizeram uma trilha de cerca de 300 metros, possivelmente, criada pelos envolvidos na construção.
O profissional responsável pelo grupo detido e encaminhado para a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), onde prestou depoimento e indicou o possível responsável pela construção.
Durante esta madrugada, equipes da Polícia Científica estiveram no local para analisar vestígios dos crimes cometidos, produzindo provas técnicas para identificação do autor. A Guarda Ambiental, por sua vez, realizará nesta quinta-feira (15/07) a apreensão dos materiais encontrados no local, como também, dará início demolição do imóvel erguido na área.
Para o prefeito Orlando Morando, a ação ágil e eficiente da Guarda Ambiental; com apoio do patrulhamento aéreo, mostra o comprometimento de São Bernardo com a preservação da área de proteção ambiental do município. “Nosso posicionamento é muito claro. É tolerância zero para evitar o avanço das construções irregulares, desmatamento e caça ilegal. Não essa ação rápida da nossa guarda, certamente a ocupação dessa área, que e um território de preservação ambiental, teria aumentado ainda mais, provocando mais desmatamento”, considerou o chefe do Executivo.
PROTEÇÃO AMBIENTAL –
Enfim dentro das ações permanentes de preservação da região do pós-balsa, que inclui os bairros Tatetos, Capivari, Santa Cruz, Taquacetuba e Curucutu; ainda mais área de proteção ambiental localizada às margens da Represa Billings; a Prefeitura de S Bernardo deu início no ano passado; ao Programa de Fiscalização e Combate ao Desmatamento e Crimes Contra a Fauna e a Flora. Sendo assim trata-se de ação conjunta entre as forças de segurança; habitação e meio ambiente para evitar construções e descartes irregulares, supressão de vegetação, caça e pesca predatória no local.