Prefeitura de São Caetano empossa novos integrantes do Conselho Municipal de Turismo
O evento foi realizado nesta quinta-feira (8/7), de forma virtual, seguindo os protocolos de combate ao coronavírus.
A Prefeitura de São Caetano do Sul empossou os 30 novos integrantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O evento foi realizado nesta quinta-feira (8/7), de forma virtual, seguindo os protocolos de combate ao coronavírus. Além disso dos conselheiros, participaram Bruno Vassari, representando o prefeito Tite Campanella, e o secretário executivo do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto.
Sendo assim criado pela Lei Municipal nº 4.401, de 1° de junho de 2006; o Comtur tem o objetivo de deliberar, opinar, sugerir, indicar, fiscalizar, avaliar; propor e acompanhar as medidas que tenham por finalidade o desenvolvimento da atividade turística no município.
“O turismo parece uma área árida de se tratar numa zona conurbada como a nossa. Porém, o setor é dinâmico e tem se fortalecido com novas características. Além disso em São Caetano e no ABC temos potencial turístico muito significativo, podendo ser visto como fator de integração regional”, avaliou Bruno Vassari.
O secretário municipal da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação); Thiago Tortorello, apresentou números que balizam a estratégia de fomento do setor.
“Uma cidade turística é aquela com potencial para atrair pessoas. Hoje, por volta de 40 mil moradores de outros locais vêm a São Caetano todos os dias para trabalhar, outros 13 mil para estudar. Portanto, o nosso grande desafio é transformar este potencial em resultado turístico, com criatividade e parcerias com outras secretarias, como a de Cultura, podemos criar mais eventos culturais que possam atrair turistas, como a Festa Italiana”, detalhou Thiago Tortorello.
Afinal já o secretário do Comcipas, Elísio Peixoto, enalteceu a participação dos conselhos municipais e deu a importância devida ao Comtur. Ainda mais “Os conselhos municipais são ferramentas de participação ativa dos cidadãos no processo de elaboração de políticas públicas da Prefeitura, sendo o de Turismo um importante órgão colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e de assessoramento ao setor”, finalizou Peixoto.