ArtigoGeralHome

Ford Modelo A

Atilio Santarelli

Ford Modelo A foi produzido entre 1928 e 1931, sendo o segundo carro de sucesso da montadora norte-americana, sucedendo o lendário modelo T, que tinha sido produzido por 18 anos e marcou a popularização do automóvel nos EUA e no mundo.
Ford Modelo A
É importante ressaltar que a Ford produziu outro modelo A, entre 1903 e 1904, mas o modelo A, tradicional, é este produzido depois de 1928. Uma das inovações do Modelo A em relação ao modelo T era o fato de estar disponível em quatro cores diferentes, e não apenas em preto – como o modelo T.
O carro começou a ser produzido no final de 1927, sendo colocado à venda apenas em dezembro do mesmo ano. O sucesso foi tão grande que em 4 de fevereiro de 1929 já tinham sido vendidos um milhão de modelos A, e, seis meses depois, dois milhões. Entre 1928 e 1931 foram produzidos 4.890.340 Ford Modelo A – um número impressionante até mesmo para os dias de hoje.
Os preços do Ford Modelo A variavam de US$ 385 dólares para o modelo de entrada (roadster) à US$ 1.400 dólares, para o topo de linha Town Car.
Ford Modelo A
O motor era uma unidade de 4 cilindros, 3.3L refrigerada a água, que produzia 40 HP. A velocidade máxima era de 105 Km/h e o consumo variava entre 8Km/l em ciclo urbano a 12 km/l em rodovias. O sistema de transmissão era manual com três marchas não sincronizadas, e o sistema de freios era a tambor nas quatro rodas. As edições de 1930 e 1931 vieram com capota, radiador e carcaças de farol confeccionadas em aço inoxidável.
Mas essa jóia clicada pela nossa coluna pertence ao amigo João grande entusiasta e colecionador de veículos antigos de São Caetano do Sul que aliás é um grande frequentador dos eventos de autos antigos. João comprou o seu Fordinho 1929 modelo A a mais de quatro anos e o mantém sempre em excelentes condições e cuidados. Segundo João o carrinho está sempre pronto para qualquer passeio ou viagem ! Fizemos um teste drive no Fordinho e é impressionante como o velho Fordinho roda macio e seu motor funciona como um relógio suiço. Agradecemos o amigo João pela oportunidade e também ao Jornal Abc Repórter que nos cede esse espaço fantástico para podermos manter viva a paixão pelo antigomobilismo.

 

Atilio Santarelli

Automóvel Clube do Grande ABC
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo