“Ou me dá vinho ou me deixe sozinho”
Rumi
O vinho que surge com a colheita tardia
O resultado é um vinho mais adocicado e com teor alcoólico um pouco mais elevado. Ele é obtido pelo processo da colheita das uvas após o período considerado ideal de maturação da fruta. As uvas mais utilizadas nesse tipo de produção são Riesling, Furmint, Sauvignon Blanc, Semillon e Gerwürztraimer.
Quando a uva não é colhida logo depois de estar madura fica vulnerável ao ataque de um fungo chamado Botrytis cinerea. Esse micro-organismo perfura a pele da fruta e a desidrata, fazendo com que ela perca água, mas concentre mais açúcares, e isso resulta num vinho adocicado, mas equilibrado com a acidez. Esse processo é denominado “podridão nobre”.
A Vinícola Carta Vieja, na Região de Loncomilla no Chile, produz este vinho branco denominado Late Harvest que apresenta um interessante aroma fresco, onde se expressam notas de groselha, mel, damasco, raspas de limão, pêssego e uma ampla paleta de aromas florais, em boca é volumoso, intenso e equilibrado. Sua graduação Alcoólica é de 13% vol.
Afinal acolheita e realizada em meados de maio e o envelhecimento feito durante dez meses em barricas de carvalho francês. Ainda mais as castas são Sauvignon Blanc, Viognier, Gewürztraminer, Riesling. Excelente para aperitivos, acompanha bem queijos e sobremesas doces. Deve se servido entre 10 e 12ºC. Sua garrafa é de 500ml.