Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomePolíticaSão Caetano do Sul

Fabio Palacio pode assumir sem novas eleições após decisão do ministro do TSE

Nova eleição em São Caetano depende da decisão do plenário do TSE - Tribunal Superior Eleitoral

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Felipe Salomão reconsiderou seu voto e decidiu mandar para apreciação no plenário a decisão referente ao indeferimento do registro de candidatura do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim que integrou a na chapa de José Auricchio Júnior nas eleições municipais do ano passado.

Palacio

Com essa decisão, em primeiro lugar, Fabio Palacio pode assumir a Prefeitura de São Caetano sem a necessidade de novas eleições uma vez que os votos da chapa composta por Auricchio e Seraphim poderão ser anulados e com isso haverá recalculo dos votos entre as chapas válidas, o que levará Palacio a assumir sem necessidade de novo pleito eleitoral.

Indeferido

Além disso, Carlos Humberto Seraphim também teve seu registro de candidatura indeferido pelo TRE-SP -Tribunal Regional Eleitoral e perdeu o prazo de recurso para tentar reverter a situação. O Ministério Público Federal já se manifestou a favor da anulação de votos da chapa de Auricchio e Seraphim.

Plenário

Em sua decisão, Salomão disse que “considerando a relevância das alegações expendidas, a hipótese é de provimento do agravo interno para melhor exame da matéria em plenário, possibilitando-se às partes realizar sustentações orais. Ante o exposto, dou provimento ao agravo interno para reconsiderar a decisão monocrática e submeter o recurso especial a julgamento colegiado”.

Justiça

Fabio Palacio comemorou a decisão do ministro do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Certamente, “A justiça está aí para ser feita e eu acredito que isso acontecerá. Até agora o TRE e o TSE têm sido extremamente rígidos e comprido a lei. Vamos aguardar a marcação dessa votação no plenário que deve acontecer em breve”, disse.

Trata-se de agravo interno interposto por Fábio Constantino Palácio, segundo colocado no pleito majoritário de São Caetano do Sul/SP em 2020, em razão de decisum monocrático por meio do qual se julgou prejudicado o recurso especial.

Motivos

Portanto, no agravo, sustenta-se inexistir prejudicialidade do apelo pelos seguintes motivos, em síntese (ID 127.363.538):

a) o indeferimento do registro do vice-prefeito com trânsito em julgado antes do primeiro turno das eleições contaminou a candidatura do prefeito e, por conseguinte, acarretou a nulidade dos votos atribuídos à chapa, nos termos do art. 194, I, da Res.-TSE 23.611/2019;

b) na hipótese em que cessada a condição sub judice de forma definitiva antes do pleito, como no caso dos autos, não se aplica a regra do art. 224, § 3º, do Código Eleitoral quanto à realização de novas eleições no município, impondo-se o recálculo dos votos entre as chapas válidas remanescentes e posse daquela que se sagrar a nova vencedora.

Ao final, pugna-se por se reconsiderar a decisão agravada ou por se submeter a matéria ao Colegiado.

Contrarrazões apresentadas (ID 129.417.588).

É o relatório. Decido.

Considerando a relevância das alegações expendidas, a hipótese é de provimento do agravo interno para melhor exame da matéria em plenário, possibilitando-se às partes realizar sustentações orais.

Ante o exposto, dou provimento ao agravo interno para reconsiderar a decisão monocrática e submeter o recurso especial a julgamento colegiado.

Após, voltem os autos conclusos.

Publique-se. Intimem-se.

Brasília (DF), 30 de junho de 2021.

Recurso

Entretanto, a decisão do plenário do TSE ainda pode não ser o capítulo final dessa “novela mexicana”, pois já se sabe que o ex-prefeito cassado poderá recorrer ao STF – Supremo Tribunal Federal caso o resultado não seja favorável.

Sumula

Acima de tudo, o advogado Alberto Rollo, especialista em Direito Eleitoral também afirma que mesmo que o TSE venha a decidir em favor de Fabio Palacio, já há jurisprudência no STF que defini a necessidade de uma nova eleição em casos semelhantes.

Campanella

Sem decisão, o prefeito interino Tite Campanella continua administrando a cidade com apoio do grupo governista, até que seja marcada nova eleição. Assim sendo, a única certeza é que Auricchio não volta para o Palácio da Cerâmica.

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo