AtualidadesCidadesGeralHome

Vereadores acompanham apresentação do BRT no Consórcio ABC

A convite da entidade regional, empresa responsável projeto básico do novo modal detalhou iniciativa a representantes dos Legislativos municipais

 

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu, nesta sexta-feira (18/6), presidentes das câmaras municipais e vereadores da região para uma apresentação do projeto do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) que vai ligar o Grande ABC à Capital. Ainda mais o encontro foi uma iniciativa da entidade regional para trazer destalhes do projeto aos Legislativos municipais.

Além disso a apresentação foi feita pela Systra, empresa que elaborou o projeto básico do BRT. O engenheiro projetista Paulo Belisário, da ABC Sistema de Transporte, e o coordenador de Comunicação da Metra, Thiago Terci, informaram que a previsão é inaugurar o modal entre o final de 2022 e o início de 2023.

O BRT terá 17,3 quilômetros, com 20 estações. A partida sera centro de S Bernardo do Campo; passando por Santo André, S Caetano do Sul e S Paulo, com paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã.

O sistema contará com vias segregadas e faixas exclusivas, integração semafórica, ônibus elétricos biarticulados e silenciosos e interligação com os sistemas municipais de transportes.  A demanda estimada é de 173 mil passageiros por dia.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou a importância de detalhar o projeto aos representantes do Legislativo do Grande ABC.

A expectativa em relação a esse projeto é muito grande na região; pois é uma obra que trará ligações com o Metrô e a CPTM, beneficiando a população das sete cidades”, afirmou Acacio Miranda.

Enfim a pauta da reunião também incluiu questões relacionadas ao Polo Petroquímico de Capuava, localizado na divisa entre Santo André, Mauá e a Zona Leste de São Paulo; e novas ações da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, incluindo projetos voltados para os vereadores da região.

Afinal também participaram da reunião os presidentes das Câmaras Municipais de Santo André; Pedrinho Botaro, de Mauá, Zé Carlos Nova Era, de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e de Rio Grande da Serra, Charles Fumagalli; além disso dos vereadores Danilo Lima, de São Bernardo, Renan Pessoa, de Mauá, Marcelo Cabeleireiro, de Rio Grande da Serra; o secretário-geral legislativo da Câmara de Diadema, Marcelo Mendes; o assessor especial da Câmara de S Bernardo do Campo, Laércio Fregonezi, representando o presidente Estevão Camolesi, e o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo da Silva, o Carlinhos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo