AtualidadesGeralHomeSão Caetano do Sul

São Caetano pesquisa vacina mais ampla contra a gripe; saiba como participar

São Caetano do Sul segue como polo de ensaios clínicos da nova vacina tetravalente contra a gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

S Caetano do Sul segue como polo de ensaios clínicos da nova vacina tetravalente contra a gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Os estudos são realizados pelo Centro de Pesquisa Clínica da USCS, no Hospital São Caetano. De acordo com desde o início dos ensaios, em 13 de maio, mais de 200 voluntários já participaram. A expectativa é a de atingir 700 pessoas.

Atualmente, a vacina contra a gripe utilizada na rede pública de saúde de todo o País é a trivalente, que protege contra três tipos do vírus Influenza, sendo dois da linhagem A e um do B. O novo imunizante inclui mais uma cepa do tipo B, assim como já ocorre na rede privada. O objetivo dos ensaios clínicos é avaliar a imunogenicidade e a segurança da nova vacina.

“Todo o estudo segue rigorosas normas éticas, e todos que participarem sairão vacinados, seja com a vacina que já está sendo distribuída no serviço de saúde, seja com a versão mais abrangente”, afirma o infectologista e diretor de Pesquisas da USCS, Fabio Leal, que coordena os testes em São Caetano.

Podem participar dos ensaios clínicos crianças de 3 a 8 anos que não tenham recebido vacina contra a gripe até o momento; crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e idosos que não tenham recebido a vacina neste ano e no ano passado; e adultos de 18 a 59 anos que não tenham recebido a vacina neste ano.

Os interessados devem acessar o site uscspesquisa.org, preencher breve formulário e aguardar o contato para agendar a visita ao centro de pesquisa.

A VACINA

Enfim o imunizante e produzido na mesma planta da vacina influenza trivalente do Butantan, hoje utilizada na campanha anual de vacinação contra a gripe. Ainda mais por incluir mais uma cepa do vírus, acredita-se que ela ampliará a imunização contra os vírus influenza B e a proteção, especialmente em populações consideradas de risco para o agravamento da doença, como crianças, adolescentes, idosos e gestantes.

Afinal o estudo contará com cerca de 6.500 participantes em 11 centros de pesquisa do Brasil, localizados, além de S Caetano, em Ribeirão Preto, S Paulo, Serrana, S José do Rio Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas, Fortaleza, Recife e Laranjeiras.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo