“Um bom vinho alegra o coração, ainda mais junto da família e dos amigos”
Maria Helena Sartini
Vai um vinho Primitivo ai?
Classificada como precoce, o nome dado para essa cepa e, na verdade, uma referência por se colhida logo que as primeiras frutas aparecem nos vinhedos. Ainda mais por conta da colheita precoce, as uvas geralmente apresentam maior concentração de açúcar em sua composição – característica que influencia no aumento de seu teor alcoólico após a fermentação.
O vinho leva este nome por causa de sua uva. Além disso estamos falando de uma uva muito comum no sul da Itália (mais especificamente na região de Puglia). Suas castas produzem vinhos únicos, que são encorpados e bastante perfumados. Perfeito para quem curte uma bebida mais concentrada, com forte sabor frutado, taninos leves e pouca acidez.
Por muito tempo o sul da Itália era conhecido pelas safras de vinhos de baixa qualidade. Eram bebidas produzidas para consumo rápido e diário da população local, situações que prejudicavam o desenvolvimento de bons rótulos.
Com a descoberta da uva Primitivo, os produtores perceberam que era possível desenvolver vinhos com características únicas e que teriam alto valor de mercado. Sendo assim em pouco tempo, estes vinhos começaram a figurar entre os melhores rótulos italianos.
Acima de tudo a uva Primitivo e considerada geneticamente semelhante a duas outras uvas cultivadas em outras regiões do mundo: a Tribidrag, na Croácia, e a tradicional Zinfandel, muito popular na Califórnia.
Nossa Sugestão
Afinal com esta casta da Puglia o Vezzani Primitivo é um tinto seco da Região de Salento na Itália. Harmoniza com carnes (preferencialmente grelhadas) e para acompanhar petiscos elaborados com queijos maduros. Graduação Alcoólica: 13% vol. Temperatura de Serviço: 18ºC.
Na Bodega Pastore (11) 9.9604-7743 seu valor: R$ 68,00.