GeralHomeSão Bernardo do Campo

Ipem-SP verifica opacímetros em São Bernardo 

O instrumento é um aparelho que mede a característica física dos gases de escape dos motores diesel, na forma do enegrecimento da fumaça 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou nesta quarta-feira, 16 de junho, a verificação inicial de três opacímetros, na Napro Eletrônica Industrial Ltda em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Opacímetro e um instrumento utilizado para determinar a opacidade da fumaça gerada por motor de ignição por compressão que e expelida através do cano de descarga e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe. Isso e feito pelo medidor de gases de exaustão veicular.

A legislação de proteção ao meio-ambiente estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente. O opacímetro e usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias do veículo.

Em 2020, o Ipem-SP verificou 704 opacímetros. Sendo 596 na verificação periódica, 94 na inicial e 14 em após reparo.

A verificação inicial de opacímetros 

Utiliza-se um conjunto de filtros de densidade neutra adequado ao opacímetro a se verificado. São filtros fotográficos que reduzem a luz de todos os comprimentos de onda por igual. No caso do opacímetro, esses filtros, cujo coeficiente de absorção e conhecido, sao usados para simular os diferentes níveis de opacidade que a fumaça do motor produz na câmara de medição do instrumento.

Exame visual: observa-se as inscrições obrigatórias de acordo a portaria de Aprovação de Modelo.

Ensaio de medição estática: com o instrumento funcionando em modo de medição contínua, utiliza-se programa de computador específico onde as informações técnicas do opacímetro, o código dos filtros e os valores de medição, obtidos em coeficiente de absorção de luz (cuja unidade é m-1), sao registrados.

Enfim para realizar o ensaio registra-se a indicação de zero do opacímetro (sem nenhum filtro inserido) no software. Insere-se o filtro de opacidade baixa no opacímetro e registra-se o valor obtido no software. Repete-se a operação com os filtros de opacidade média e opacidade alta. Sendo assim os cálculos do índice de capacidade de medição de cada filtro, a incerteza expandida do ensaio e a comparação dos erros de medição com os valores da tabela específica sao feitos pelo aplicativo. O opacímetro e aprovado se o erro de medição apresentado para cada filtro estiver dentro dos valores admitidos.

Ipem-SP  

 

Afinal o Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Ainda mais com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo; operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos; ainda mais  cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected].

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo