A Metra Transportes, que opera o Corredor ABD, possui de 260 ônibus, sendo mais de 100 veículos elétricos, híbridos e trólebus com tecnologias que permitem ainda a redução de emissões de 21 mil toneladas de CO2 por ano.
Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ar, e tornar a paisagem árida de um corredor de ônibus, a Metra vem há anos criando um enorme canteiro manacás-da-serra, planta nativa da Mata Atlântica.
Já são mais de 11 mil manacás-da-serra plantados nos 33 quilômetros entre São Mateus e o Jabaquara. Além da beleza destas árvores, com suas flores em branco, rosa e lilás, elas também são responsáveis pela neutralização de cerca de 100 toneladas de CO2. Os funcionários da Metra colaboram fazendo a compostagem das podas das árvores, transformando os resíduos verdes em adubo orgânico.
Além disso da redução na emissão de dióxido de carbono; os trólebus, elétricos e híbridos da Metra colaboram com a redução de outros poluentes prejudiciais à saúde, como 104 toneladas de (NOx); óxido de nitrogênio relacionado inclusive a casos de câncer e de 1,7 tonelada de materiais particulados; tipo de poluente que pode entrar facilmente na corrente sanguínea, além disso de poupar 8,1 milhões de litros no consumo de óleo diesel.
Transporte público de qualidade, respeitando a vida e a saúde das cidades, sempre em busca de ações sustentáveis, é o objetivo da Metra.
Durante a pandemia, por exemplo, a Metra realiza um trabalho intensivo de higienização, para ajudar a combater a disseminação do Covid-19 em terminais e veículos. São 70 profissionais trabalhando diuturnamente na desinfecção, dentro e fora dos veículos, equipamentos e terminais.