ArtigoHome

O leão e a sua fome insaciável porém mais manso, um pouco

Roberto Folgueral

Empreendedores devem atentar para a regularidade de sua contabilidade, pois a Receita Federal do Brasil – RFB avisa que terão até 12 de junho de 2021 para corrigir informações em sua ECF, Escrituração Contábil Fiscal, ou seja: a nova Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas que não retratem a realidade de suas operações financeiras
Deverão redobrar os cuidados evitando assim multas resultantes dos cruzamentos das informações já prestada, em 2019 e 2020, que possam estar divergentes daquelas  ECF.
Essas multas podem atingir até 150%. A RFB identificou um total de 58.110 empresas com problemas nessa Obrigação Acessória, das quais 18.892 estão em São Paulo.
Através do processamento e do cruzamento das informações a RFB identificou atividade econômica nas empresas sem a devida informação sobre a receitas resultantes daquelas atividades.
Informe-se com o seu Contador da possibilidade de enquadramento da sua empresa na IN 2.004 de 18/01/2021, sobre a obrigatoriedade da entrega desta obrigação acessória.
Existindo tal obrigação e alguma divergência com as informações financeiras, providencie a retificação das ECF até o próximo dia 12 de junho, para evitar multas e fiscalizações.
Lembrando, finalmente que as divergências apuradas pela RFB correspondem aos anos bases de 2019 e 2020.
O Leão parece manso, mas… exige uma boa e suculenta alimentação…
Roberto Folgueral – Contador e Perito Judicial
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo