O município de Joanópolis, localizado a 130 km da capital paulista, na divisa entre SP e MG, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira; comemora, no dia 24 de junho, 143 anos. De acordo com o nascimento da cidade se deu durante os festejos juninos e transformou a data numa das festas mais tradicionais de toda a região.
Ainda mais neste ano, preservando a saúde da população, por conta do avanço da COVID-19 e, na importância de manter viva a alegria e a essência cultural do município e região bragantina; a Chefia de Comunicação através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Eventos e Lazer promoverá um Festival Online de Joanópolis reunindo artistas locais; com apresentações nos principais pontos turísticos, como a Cachoeira dos Pretos, Casa de Cultura de Joanópolis, Rampa de Asa Delta, Coreto da Praça Matriz, entre outros. Fazem parte do line-up ; Helena Badari e Luiz Waack, Francis Rosa e banda, Juninho Serafranny, Gabriela Sanches e Fernando Sanches, Chicamandú, Orquestra Matutos da Mantiqueira, Claudio Egídio e Marcelo; e banda e João Samuel e banda.
De acordo com Leonil Alves Junior, chefe da Comunicação da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis e curador do festival; “ esta foi a forma de conectar o valor das belezas naturais que temos e que somos; mantendo viva a tradição e ressignificando a maneira de nos relacionarmos com os pontos turísticos da região”.
Afinal as apresentações foram captadas, durante o mês de maio de 2021, seguindo todas as recomendações de saúde, limpeza e higiene solicitadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estarão disponíveis entre os dias 17 e 24 de junho de 2021, sempre às 20h, na página do Facebook da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis (https://www.facebook.com/prefjoanopolis) e Youtube (www.youtube.com/joanopolisoficial).
Além disso do evento online, o público terá acesso ao lançamento do site oficial do Turismo na cidade. Nele, encontrarão a “Rua Caipira”, ambiente virtual que conectará os moradores de Joanópolis; durante o período do festival online, direto aos cozinheiros locais, permitindo assim, solicitar via whatsapp as comidas típicas da festa. Com isso, a população poderá matar a saudade dos sabores caipiras e valorizar e fortalecer o comércio local.