ArtigoHomeSão Caetano do Sul

SÃO CAETANO DO SUL TEM UM NOVO ROTARY CLUB SATÉLITE.

Governador Watson Uliana Travassos visita São Caetano do Sul, cria novo clube de Rotary Satélite, conhece os projeto de hidroponia e a oficina de costura. Ao final da visita, conhece a “Árvore da Amizade” .

 

Na manha do dia 04 de junho de 2021, o Governador do Distrito 4420 do Rotary International, Watson Uliana Travassos e sua esposa Maely, estiveram em visita à Instituição dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul, onde foram recebidos por rotarianos da cidade.

Achilles-e-Dra.-Elisabete.

Após abertura do cerimonial da reunião pelo presidente do Rotary Club de São Caetano do Sul, Achilles Nunes, foi oficialmente criado o Rotary Club Satélite de São Caetano do Sul – Igualdade e  Diversidade, onde a presidente Dra. Elisabete da Silva Montesano foi admitida na condição de rotariana e na sequencia tomou posse do cargo desse novo clube Satélite.

 

Elisabete é advogada na área de direito civil, casada e tem 3 filhos e em seu pronunciamento destacou a necessidade de conscientização das pessoas com relação aos direitos da mulher, em casa, no Rotary ou em qualquer outra entidade onde essas idéias de igualdade e diversidade devem ser multiplicadas no mundo.

 

Na sequencia, fez uso da palavra o presidente dos Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul, o rotariano Juvenal Francisco Cianfarani, destacando a importância histórica dos Patrulheiros Mirins, desde sua criação em 03 de junho de 1959 (está celebrando 62 anos de existência) até os dias de hoje, onde centena de jovens tem a oportunidade de se desenvolverem através da assistência social, capacitação e recreação, o trinômio do patrulheirísmo.

Watson-Maely-Rosa-Riera-Marcia-Galo-Antonieta
Em seu pronunciamento, o Governador Watson ressaltou que o Rotary são “pessoas em ação”, focados no que o mundo necessita e, por esse motivo, não pode ficar de fora do temas relacionados à “Diversidade, Equidade e Igualdade”, onde o olhar humano sobre os referidos temas deve ser extremamente considerado.

 

Na sequencia, o casal Watson e Maely tiveram a oportunidade de conhecer a instituição; onde  lançado o projeto de hidroponia (técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem um solução nutritiva balanceada; contendo água e todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas e as raízes podem estar imersas em meio liquido ou apoiadas em substratos inertes); que está sendo criada nas dependências da sede dos patrulheiros e onde serão cultivadas verduras e hortaliças para uso da instituição e da comunidade. Esse foi o primeiro projeto do recém-criado Rotary Club Satélite de São Caetano do Sul – Idéia e Ação, cujas montagens se iniciaram nessa data.

 

Outro projeto, já em andamento, criado pelo Rotary Club Satélite de São Caetano do Sul – Patrulheiros Mirins; é o da oficina de costura, também instalada na sede dos Patrulheiros Mirins, onde o curso de corte e costura é ministrado; sendo que vários produtos confeccionados pelas alunas já estão sendo comercializados e o resultado das vendas sendo revertido aos demais projetos sociais dos Patrulheiros Mirins.

 

Ao final da visita aos Patrulheiros Mirins; o casal governador Watson e Maely  acompanhados pelos rotarianos e conduziram-se até o local onde se encontra a “Árvore da Amizade”; plantada pelo fundador do Rotary Club, Paul Percy Harris em sua visita ao Brasil no ano de 1936. Essa árvore  plantada na residência de Armando de Arruda Pereira, então Governador do Distrito 72 do Rotary International (único do Brasil, a época). No ano de 1962, a “Árvore a Amizade” foi transplantada para o Jardim Primeiro de Maio (atual praça Luiz Olinto Tortorello) .

 

Jose Luiz Cabrino.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo