Prefeitura de São Caetano abre inscrições para cursos da Escola Municipal de Novas Tecnologias
Há cursos para todas as faixas etárias e também oficinas especiais de aplicativo educacional gratuito que permite fazer experimentos científicos usando o celular
Na próxima segunda-feira (31/5) serão abertas as inscrições para os cursos da Escola Municipal de Novas Tecnologias Professora Neusa Maria Nunes Branco, exclusivamente de modo virtual pelo site https://emnova.scseduca.com.br
Além disso as aulas não serão presenciais. Serão oferecidas remotamente por videoconferência (em tempo real) e por meio de vídeos gravados. Sendo assim há opções de cursos para moradores de São Caetano de todas as faixas etárias (a partir dos 6 anos de idade, sem limite máximo), com ou sem conhecimentos prévios de tecnologia.
Há desde opções de cursos básicos, que ensinam a manusear ferramentas simples, como o Google Drive, até cursos que requerem conhecimentos de eletrônica, como, por exemplo, o curso avançado de Robótica com Arduino. Todas as opções podem ser vistas no site da escola e também estão descritas no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (28/5).
Todos os cursos terão duração de oito semanas, com carga horária de 36h, com três encontros semanais (segunda, quarta e sexta) ou 24h, com dois encontros semanais (terça e quinta). No ato da inscrição o interessado escolherá, além do curso, o período (manhã, tarde ou noite) quando se aplicar e, eventualmente, a turma.
Os alunos serao classificados por meio de sorteio público quando o número de interessados for superior ao número de vagas. O sorteio público ocorrerá no dia 30 de junho de 2021, às 17h, na Escola Municipal de Novas Tecnologias. A relação dos candidatos sorteados será publicada no site https://emnova.scseduca.com.br
OFICINAS PARA PROFESSORES
Já estão abertas as oficinas de Arduino Science Journal, destinadas especialmente a professores da rede municipal e da cidade de S Caetano. “Podem participar docentes de qualquer área e nível de atuação. Mas, dada a natureza do aplicativo, no caso de haver muitos interessados, daremos preferência para os docentes da área de Matemática e de Ciências da Natureza”, esclarece o diretor da EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias) Wesley Dourado.
Enfim desenvolvido em parceria pela Google e Arduino; o Arduino Science Journal é um aplicativo gratuito para celular que ativa os sensores do aparelho, permitindo realizar experimentos de luz, som, velocidade, aceleração, campos magnéticos, etc. “Trata-se de um laboratório de ciências, portátil e particular, que incentiva os alunos a explorar como o mundo funciona, registrar dados; documentar observações e experimentar como um verdadeiro cientista”, afirma o professor Artur Jovanelli, que conduzirá as atividades.
Afinal para apresentar esta ferramenta a EMNOVA realizará oficinas que oferecerão 50 vagas para os docentes da rede e da cidade. “Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação para qualificar a experiência educacional na cidade com ferramentas acessíveis a docentes e discentes”; explica Fabrício Coutinho de Faria, secretário de Educação.